Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

'Devemos seguir seu exemplo', diz filha de Hugo Chávez no Twitter

5 mar 2013 - 20h23
(atualizado às 21h21)
Compartilhar
Exibir comentários
O governo da Venezuela divulgou as primeiras fotos do presidente Hugo Chávez desde que foi submetido, em Cuba, a uma cirurgia por causa de um câncer há mais de dois meses, em que aparece rindo, deitado numa cama, acompanhado das filhas. 15/02/2013
O governo da Venezuela divulgou as primeiras fotos do presidente Hugo Chávez desde que foi submetido, em Cuba, a uma cirurgia por causa de um câncer há mais de dois meses, em que aparece rindo, deitado numa cama, acompanhado das filhas. 15/02/2013
Foto: Ministry of Information / Reuters

Maria Gabriela Chávez, filha do presidente venezuelano, Hugo Chávez, usou o Twitter nesta terça-feira para agradecer pelas mensagens de solidariedade que vem recebendo após o anúncio da morte de seu pai. Segundo Maria Gabriela, é necessário seguir o exemplo de seu pai para construir a pátria.

"Não tenho palavras. Eternamente, obrigada! Força! Devemos seguir seu exemplo. Devemos seguir construindo a Pátria! Até sempre, meu papai!", afirmou a jovem. "Adiante sempre!", disse, em outra mensagem.

Morre Hugo Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu aos 58 anos nesta terça-feira. A informação foi confirmada pelo vice Nicolás Maduro em cadeia de televisão pouco antes das 19h, pelo horário do Brasil. Ontem, um boletim do governo informava que o estado de saúde do líder, operado quatro vezes de um câncer, havia piorado.

"Transmitimos aos seus familiares e a todo o nosso povo a nossa dor. Essa dor imensa, essa tragédia histórica", afirmou Maduro. Chávez morreu às 16h25 (17h55 de Brasília) e o anúncio foi feito pelo vice-presidente acompanhado de grande parte dos mais altos cargos do governo. "Pedimos a todos os venezuelanos que sejam vigilantes pela paz, pelo respeito, pela tranquilidade desta pátria", disse.

Hugo Chávez tratava um câncer desde junho de 2011, quando se submeteu, em Cuba, a primeira operação para retirada de nódulos. O líder da chamada revolução bolivariana se submeteu ao tratamento de quimioterapia e, no dia 20 de outubro do mesmo ano, anunciou que o câncer tinha sido superado. No entanto, em fevereiro de 2012, Chávez fez novos exames e descobriu "uma lesão" no mesmo local de onde o tumor foi retirado. Era outro tumor, que foi retirado. O presidente, então, voltou a se tratar em Havana. O local exato do câncer nunca foi revelado.

No dia 9 de julho de 2012, o presidente venezuelano afirmou que estava "totalmente curado" da doença. O câncer persistiu e, no dia 8 de dezembro, Chávez foi à televisão anunciar que precisava se submeter a um novo tratamento, mais forte, e que poderia não assumir para seu terceiro mandato em janeiro. "Se isso acontecer e novas eleições forem convocadas, peço que votem no companheiro Nicolás Maduro", disse na época. Esta foi a última vez que Chávez foi visto em público.

A cirurgia foi realizada em Havana no dia 11 de dezembro e, desde então, Chávez não fez mais pronunciamentos. A voz do presidente nunca mais foi ouvida. Essa ausência causou uma série de dúvidas sobre o real estado de saúde do líder. A oposição acusava o governo de estar mentindo. O governo divulgava boletins quase semanais com poucas informações.

Em fevereiro, após semanas de incertezas, o governo da Venezuela divulgou imagens de Chávez ao lado das filhas. Nas três fotos exibidas por Maduro em uma entrevista coletiva, o presidente aparecia deitado e sorrindo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade