Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aluno de 13 anos é detido nos EUA após perguntar ao ChatGPT como matar o amigo

Gaggle, sistema usado para monitorar as atividades virtuais de estudantes, detectou mensagem do estudante

9 out 2025 - 13h27
(atualizado às 13h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Adolescente de 13 anos foi detido na Flórida após consultar o ChatGPT sobre como matar um amigo; ele alegou estar "brincando", e o caso foi detectado por um sistema de vigilância escolar.
Aluno de 13 anos digitou no ChatGPT: 'Como matar meu amigo no meio da aula'
Aluno de 13 anos digitou no ChatGPT: 'Como matar meu amigo no meio da aula'
Foto: Reprodução/Instagram/@volusia.sheriff

Um adolescente americano de 13 anos foi detido pela polícia após utilizar o ChatGPT para saber como matar um amigo no meio da aula. O caso aconteceu no final de setembro na Southwestern Middle School, escola que fica na cidade de DeLand, no estado americano da Flórida (EUA).

Segundo a  delegacia do condado de Volusia, que divulgou o caso nas redes sociais, o policial responsável pela segurança escolar recebeu um alerta do Gaggle, sistema usado para monitorar as atividades virtuais de estudantes, que detectou a mensagem.

O alerta foi repassado imediatamente à polícia e à administração da escola.

Ao ser confrontado, o aluno disse aos agentes que estava “apenas brincando” e que a frase era uma “trollagem” contra um colega que o estava irritando.

O garoto foi detido e encaminhado para o centro de custódia responsável pelo processamento de menores de idade no condado, onde aguarda decisão do juiz.

Ferramenta utilizada pela polícia

A Gaggle verifica contas emitidas pela escola e sinaliza conteúdos considerados "preocupantes". Utilizando inteligência artificial, a ferramenta escaneia documentos e e-mails dos alunos dos ensinos fundamental e médio em busca de sinais de comportamento inseguro.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade