Modo de estudo do ChatGPT para aprender idioma é páreo para o Duolingo? Este teste revela o resultado
Sam Altman garantiu que o ChatGPT 5 revolucionará a educação
Aprender um idioma é uma maratona, não uma corrida de velocidade e algumas pessoas apostam em longas sequências de centenas de dias no Duolingo para aperfeiçoar um idioma. É o caso do jornalista francês Geoffrey Sara, que tem uma rotina quase militar, pontuada pelas notificações, às vezes insistentes, para estudar espanhol.
Mas por trás do esforço e dos alertas de lembretes diários, se esconde um prazer muito real: o de progredir de forma lúdica, de aprender sutilezas que nem mesmo anos de ensino fundamental e médio por vezes conseguem.
Desde o dia 7 de agosto, o ChatGPT-5 está disponível. Com ele, Sam Altman, o chefe da OpenAI, apresentou-o como nada menos que um "professor no seu bolso", graças ao modo de estudo implementado simultaneamente. Diante dos 97,6 milhões de usuários do Duolingo, será que a IA realmente seria páreo para ele? O duelo foi instaurado.
Promessa de um professor de bolso
Reador do Jeux Video, Geoffrey decidiu conduzir um experimento a partir da versão gratuita do ChatGPT-5, que a maioria do público utiliza. A ideia não era passar horas se tornando um especialista na criação de prompts, mas ver o que a IA poderia oferecer ao usuário médio.
Para isso, ele preparou um relatório detalhado, explicando seu nível, seus objetivos (uma viagem à Espanha) e expectativas. A resposta da IA foi bastante atraente: um plano de aprendizagem claro e estruturado, dividido em aulas diárias, conforme solicitado:
Programa criado pelo ChatGPT
¡Perfecto! 👌
Olá, sou sua professora ...
Matérias relacionadas