Se você tem fones de ouvido comuns, agora tem um tradutor universal: a nova mágica do Google que o iPhone só terá em 2026
Uma integração com o Gemini que usuários de Android já podem utilizar
A tradução simultânea está se consolidando como um dos usos mais práticos da inteligência artificial, e o Google acaba de dar um salto gigantesco, transformando praticamente qualquer fone de ouvido em um tradutor universal em tempo real.
Graças a uma nova atualização que integra o poder do Gemini ao aplicativo Google Tradutor, usuários de dispositivos Android já podem começar a testar a tradução de voz em tempo real. A grande vantagem é o alcance: o recurso suporta mais de 70 idiomas e funciona com qualquer modelo de fone de ouvido, e não apenas com dispositivos proprietários.
A diferença entre Google e Apple
Enquanto a Apple introduziu recentemente a tradução simultânea de áudio no iOS 26, ela restringe o uso a alguns modelos de AirPods e suporta um número limitado de idiomas (como mandarim, francês e português). A abordagem do Google, por utilizar a tecnologia Gemini, possui um alcance muito maior, prometendo uma experiência mais natural.
O Gemini não apenas traduz, mas tenta preservar o tom, a ênfase e a cadência do falante, além de localizar expressões idiomáticas em vez de traduzi-las literalmente.
A versão beta já está disponível para Android nos EUA, México e Índia, com suporte para mais de 70 idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, russo e hindi. Embora a Apple Intelligence ainda esteja em fase inicial e dependa de modelos externos de IA, a maturidade do Google Tradutor e o investimento agressivo no Gemini garantem um suporte de idiomas significativamente mais amplo....
Matérias relacionadas
As alucinações da IA estão afetando um setor muito específico: o dos bibliotecários