Intoxicação por metanol em SP: 11 estabelecimentos são interditados e 8 tem inscrição estadual suspensa
Tarcísio disse que seis distribuidoras e dois bares tiveram o cadastro suspenso preventivamente durante ações de fiscalização
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou nesta segunda-feira, 6, que oito estabelecimentos comerciais -- seis distribuidoras e dois bares -- tiveram a inscrição estadual suspensas preventivamente durante as ações de fiscalização para o enfrentamento aos casos de contaminação por metanol.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Tarcísio explicou que, como os estabelecimentos precisam emitir nota fiscal, a partir do momento em que eles têm a suspensão da inscrição estadual, eles não vão poder operar.
"A ideia é dar um recado para todos que a gente não vai tolerar esse comércio ilegal", afirmou o governador durante coletiva de imprensa no início da tarde no Palácio dos Bandeirantes.
"A partir do momento que a gente percebe que tem bebida sem comprovação de origem, que é o comerciante que topa o risco de comprar algo sem a nota fiscal, está disponibilizando aquilo para o cidadão, ele está sendo irresponsável. Ele está ajudando o crime de falsificação. A gente não pode permitir isso. E a maneira de proibir isso, que é eficaz, é a suspensão do registro", acrescentou.
Segundo o governador, a suspensão é preventiva. Mas, se os estabelecimentos não comprovarem a origem dos seus produtos, poderão perder a inscrição definitivamente.
Além desses estabelecimentos, outros 11, entre bares, adegas e distribuidoras de bebidas, foram interditados cautelarmente.
"A gente tem trabalhado o cruzamento de notas fiscais. A gente parte do final da cadeia, ou seja, lá do bar, onde a gente viu que houve a contaminação, cruza a nota fiscal para ver onde é que foi a origem da bebida, qual foi o distribuidor que vendeu. A gente bate no distribuidor, faz a fiscalização. E esses foram os estabelecimentos que foram fechados, onde a gente viu o problema. Bebida sem comprovação de origem. E esses estabelecimentos foram fechados, interditados cautelarmente", disse Tarcísio.
Balanço dos casos de intoxicação por metanol em São Paulo
Casos:
- 14 confirmados
- 178 em investigação
Óbitos:
- 2 confirmados
- 7 em investigação
Descartados:
- 15 casos descartados após análise clínica
Vigilância:
- 11 estabelecimentos interditados cautelarmente de comércio de bebidas, entre bares, adegas e distribuidoras de bebidas
- 8 estabelecimentos comerciais tiveram a suspensão preventiva da inscrição estadual (seis distribuidoras e dois bares)
Presos:
- 20 pessoas presas na última semana, entre eles o principal fornecedor de insumos para falsificação de bebidas do estado