Enem 2023: inscrição está aberta; saiba como fazer
Inscrições para o Enem 2023 estão abertas a partir desta segunda-feira, 5, com taxa de R$ 85. Prazo encerrará no dia 16 de junho.
As inscrições para o Enem 2023 estão abertas a partir desta segunda-feira, 5, até o dia 16 de junho. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes e servir como requisito para ingresso em universidades e programas educacionais.
O Enem 2023 é uma oportunidade para estudantes de todo o país demonstrarem seus conhecimentos e habilidades adquiridos durante o ensino médio. Além de ser fundamental para quem deseja ingressar na faculdade, seja ela pública ou privada, o exame também permite o acesso a programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Como fazer a inscrição no Enem 2023?
Os interessados em participar do Enem 2023 devem realizar a inscrição por meio da Página do Participante, disponível no portal gov.br. Para isso, é necessário possuir um cadastro prévio no portal. É importante ressaltar que todas as informações fornecidas durante o processo de inscrição devem ser corretas e estar atualizadas.
Para mais detalhes sobre como fazer a inscrição no Enem, confira o passo a passo.
Como pagar a taxa do Enem?
A taxa de inscrição para o Enem 2023 é de R$ 85,00 e deve ser paga até o dia 21 de junho. O pagamento pode ser realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Vale ressaltar que o pagamento após a data limite implicará no cancelamento da inscrição.
É importante mencionar que o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição já encerrou, e o resultado da análise das solicitações foi divulgado previamente.
Saiba como pagar a taxa do Enem
Datas e formato das provas
As provas do Enem 2023 serão aplicadas em duas datas: 5 e 12 de novembro. O exame é dividido em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Além disso, os participantes também realizarão uma redação, que é avaliada de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação.
Por que fazer o Enem?
O Enem é uma oportunidade única para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. No caso das instituições públicas, o exame é exigido para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que possibilita o acesso a vagas em universidades federais e estaduais.
Já no caso das instituições privadas, o ProUni utiliza a nota do Enem como critério para concessão de bolsas de estudo, e o Fies utiliza a nota do Enem para conceder financiamentos estudantis.
Outra possibilidade oferecida pelo Enem é a utilização das notas para estudar em Portugal, porém, é importante destacar que esse processo não é gratuito e requer um investimento financeiro do aluno.
O Enem não serve para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Para isso, é necessário realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).