PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Enem 2023: cartão, provas, gabaritos e resultado

Provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. Já o resultado está previsto para 16 de janeiro de 2024

10 mar 2023 - 12h37
(atualizado em 26/10/2023 às 13h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Enem 2022 terá mudanças importantes no formato da prova
Enem 2022 terá mudanças importantes no formato da prova
Foto: Divulgação/Pinterest / Estadão

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova mais aguardada por estudantes que desejam conseguir entrar na faculdade, seja pública ou privada.

As inscrições para o Enem 2023 encerraram no dia 16 de junho. A taxa foi de R$ 85, a mesma do ano passado.

As provas do Enem 2023 acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, conforme o cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os locais de prova do Enem 2023 foram divulgados no dia 24 de outubro. Os mais de 3,9 milhões de participantes já podem acessar o Cartão do Enem e verificar o que levar e o que não levar para as provas.

Correção e Gabarito do Enem 2023

O Terra, em parceria com os professores do Objetivo, trará a correção em tempo real do Enem 2023. Assim que acabar as provas, os participantes poderão conferir o gabarito extraoficial ao vivo e com comentários.

A correção é uma oportunidade dos estudantes saberem se saíram bem nas provas sem ter que esperar a divulgação do gabarito oficial, prevista apenas para 24 de novembro.

No entanto, a divulgação do gabarito não permite ao participante calcular sua nota. O Inep utiliza um método diferente para o cálculo da nota, a Teoria de Resposta ao Ítem (TRI).

Para que serve o Enem?

O Enem é aplicado anualmente e serve para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo dos anos, a nota do exame se tornou uma das principais formas de ingresso no ensino superior do País, sendo usada em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e até em processos seletivos de universidades no exterior.

Confira a seguir as principais informações sobre o Enem 2023.

Datas do Enem 2023

  • Inscrições: 5 a 16 de junho
  • Pagamento: até o dia 21 de junho
  • Locais de provas: final de outubro
  • Dias das provas: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
  • Resultado: 16 de janeiro de 2024

Isenção da taxa 

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 encerrou no dia 28 de abril.

O mesmo prazo valeu para os estudantes que conseguiram a isenção e faltaram às provas do Enem 2022. Para obter o benefício novamente, precisavam justificar a ausência.

Pelas regras do Enem, têm direito à isenção da taxa o participante que:

  • esteja no terceiro ano do ensino médio este ano em escolas públicas;
  • cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escolas particulares e tenha renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, por pessoa;
  • declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Inscrição Enem 2023

Todos os estudantes que estão no Ensino Médio ou qualquer pessoa que já terminou os estudos podem fazer o Enem.

As pessoas que têm Ensino Fundamental ou primeiro ou segundo ano do Ensino Médio participam do Enem como treineiros, ou seja, só para teste e sem poder usar a nota para concorrer às vagas no Ensino Superior.

As inscrições para o Enem 2023 foram feitas de forma online, entre os dias 5 e 16 de junho. Para se inscrever, o candidato deveria acessar a Página do Participante, fazer um cadastro no portal gov.br, caso ainda não tenha login, e preencher todos os dados solicitados.

Após essa etapa, os participantes que não são isentos deveriam pagar a taxa de inscrição até o dia 21 de junho.

Saiba como fazer a inscrição no Enem 2023

Provas do Enem 2023

As provas do Enem 2023 serão aplicadas em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. No total, o exame tem 180 questões objetivas e uma redação, e é dividido da seguinte forma:

  • Primeiro dia do Enem - 5/11: prova conta com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação (texto dissertativo-argumentativo). O exame começa às 13h30 e termina às 19h.  
  • Segundo dia do Enem - 12/11: prova traz 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30.   
  • Nos dois dias, os portões dos locais de prova são fechados às 13h (horário de Brasília).

    Conteúdo do Enem 2023

    Todos os assuntos cobrados no exame estão listados na Matriz de Referência do Enem e são temas que os estudantes aprendem no Ensino Médio. Esse documento é o mesmo desde 2009, e deve só mudar a partir de 2024, por causa do Novo Ensino Médio que está sendo implementado nas escolas. 

    Veja a seguir os assuntos que costumam cair com mais frequência no Enem, separados por disciplinas:

    Como estudar para o Enem 2023

    Uma boa preparação é fundamental para enfrentar o Enem 2023. E vários recursos podem ser usados para estudar para o exame, como fazer cursinhos, assistir videoaulas, participar de simulados e escrever redações sobre temas atuais.

    Confira a seguir algumas dicas para ajudar na prova do Enem:

    • Monte um cronograma de estudos levando em conta a sua rotina, tempo disponível para estudar e disciplinas cobradas no exame;
    • Resolva provas anteriores do Enem para conhecer o estilo das questões e como os assuntos são abordados;
    • Faça simulados periodicamente. Além de serem um bom termômetro de como está o seu desempenho e em que precisa melhorar, os simulados ajudam a entender como você deve administrar o tempo no dia da prova;
    • Esteja sempre bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Você pode, por exemplo, ler sites, jornais e revistas e escutar rádios e podcasts diariamente;
    • Entenda a estrutura da redação dissertativo-argumentativo, que é exigida no Enem, e pratique seu texto.
    Fonte: Redação Terra
    Compartilhar
    Publicidade
    Publicidade