PUBLICIDADE

ProUni: como funciona e quem pode participar 

Saiba o que é o ProUni, como funciona e como conseguir bolsa de 100% por meio do programa, que usa a nota do Enem

10 mar 2023 - 19h54
(atualizado em 23/1/2024 às 21h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo nas universidades particulares para pessoas de baixa renda que não tem o diploma do ensino superior. As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%). Os candidatos devem ter realizado o Enem nos últimos dois anos e ter uma pontuação mínima de 450 pontos.
ProUni: Entenda como participar do programa
ProUni: Entenda como participar do programa
Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Quem quer entrar na universidade precisa ficar por dentro do ProUni (Programa Universidade Para Todos), que aproveita a nota dos estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ofertar vagas no ensino superior.

O ProUni é mais uma iniciativa governamental que visa ampliar o acesso de estudantes ao ensino superior. Enquanto o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) direciona candidatos que fizeram o Enem para vagas em instituições de ensino superior públicas, o ProUni tem o mesmo objetivo para as universidades privadas. 

O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos em universidades particulares para estudantes de baixa renda que não tenham o diploma do ensino superior.

O ProUni foi criado em 2004 durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na época, o ministro da Educação era Fernando Haddad (PT). O programa foi instituído por meio da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

Como funciona o ProUni?

O ProUni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

As bolsas integrais são bolsas de estudo que cobrem 100% do valor da mensalidade do curso. Elas são destinadas aos estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

As bolsas parciais cobrem 50% do valor da mensalidade do curso. Elas são destinadas aos estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Para se manter no ProUni, é necessário ter um bom desempenho acadêmico durante toda a graduação, caso contrário o estudante pode ter o benefício cancelado. O estudante deve ter frequência mínima de 75% nas aulas e não ter desempenho acadêmico insuficiente. A renovação da bolsa é feita a cada semestre pelo aluno.

Como conseguir uma bolsa de 100% no Prouni?

As bolsas integrais do ProUni são voltadas para quem não tem diploma de cursos superior, obteve mínimo de 450 pontos na média das notas do Enem e teve nota na redação maior do que zero. Além disso, a renda familiar bruta mensal do candidato deve ser de até 1 salário mínimo e meio por pessoa.

A quantidade de bolsas parciais e integrais é informada no site do ProUni e varia conforme o curso e a instituição. Por isso, para conseguir uma bolsa de 100%, é preciso verificar se a instituição oferece essa modalidade de bolsa para o curso desejado. 

Quem se candidata deve escolher, em ordem de preferência, até 2 opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponibilizadas. Essas opções podem ser alteradas ao longo do período de inscrição, sendo que a última inscrição confirmada será aquela considerada pelo programa para as chamadas dos aprovados.

Quais são os requisitos para participar do ProUni?

Todos os estudantes de baixa renda que terminaram o ensino médio e fizeram as provas do Enem nos últimos dois anos podem se inscrever no ProUni, inclusive quem estudou em escola particular.

Desde o segundo semestre de 2022, o ProUni passou a aceitar também os estudantes de colégios particulares sem bolsa de estudo, além dos estudantes da rede pública.

Também podem participar do ProUni pessoas com deficiência (PcD) e os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública. 

No caso dos professores não há requisitos de renda, mas eles concorrem exclusivamente a bolsas em cursos de licenciatura.

Qual a nota mínima no Enem para participar do ProUni?

Para participar, é necessário ter realizado o Enem a partir de 2010 e obter uma pontuação mínima de 450 pontos na prova, além de não ter zerado a redação. 

Como fazer a inscrição para o ProUni 2024?

Para fazer a inscrição no ProUni 2024, o estudante deve acessar o site https://acessounico.mec.gov.br/prouni. Na plataforma gov.br, o candidato deve fazer o cadastro e preencher todas as informações. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha.

Depois da inscrição, o estudante deve escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno em que deseja estudar. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Diariamente, o sistema do ProUni calcula a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados, de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos por modalidade de concorrência.

Segundo o MEC, a nota de corte é usada como referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada.

O processo seletivo é feito com base na nota do Enem e na sua situação socioeconômica. O sistema do ProUni seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados, de acordo com o número de bolsas disponíveis em cada curso.

Caso o candidato seja aprovado no ProUni, é preciso comprovar as informações que foram dadas durante a inscrição. É necessário apresentar documentos que comprovem a situação socioeconômica do candidato e de sua família.

Depois, o estudante deve comparecer à instituição de ensino escolhida para fazer a matrícula no curso, levando a documentação exigida para confirmar a matrícula.

Datas do ProUni 2024/1

O ProUni 2024 do primeiro semestre inicia suas inscrições em 29 de janeiro, às 00h, e o período para que candidatos possam concorrer a bolsas parciais e integrais se encerra em 1º de fevereiro. 

A primeira chamada para os selecionados será feita em 6 de fevereiro e a segunda chamada, para vagas remanescentes, será em 27 de fevereiro. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade