PUBLICIDADE

O que levar e o que não levar no dia do Enem

É fundamental que os candidatos saibam o que levar e o que não levar no dia do Enem para fazer a prova sem preocupações nem riscos

18 out 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba o que levar no dia do Enem e evite problemas com a fiscalização da prova
Saiba o que levar no dia do Enem e evite problemas com a fiscalização da prova
Foto: artisteer / iStock

Com a aproximação do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio), é importante que os participantes saibam o que devem levar e o que não podem levar para as provas. Esse detalhe evita problemas com a fiscalização e pode até evitar uma eliminação por infração do edital.

Há itens que são obrigatórios, enquanto outros não são, mas que podem ser levados. Ainda há aqueles objetos que estão proibidos nos locais da avaliação e que, se forem levados, podem gerar a eliminação no Enem.

O que é necessário levar no dia do Enem?

É necessário levar para o dia do Enem um documento oficial com foto e caneta esferográfica preta de material transparente para a marcação das respostas e escrita da redação. Além disso, são permitidos alimentos leves e água.

É recomendado que os candidatos levem o Cartão de Confirmação da Inscrição no Enem. O item não é exigido pelos fiscais, mas apresenta informações importantes sobre o local da prova e ajuda no deslocamento para o espaço em que a avaliação será aplicada.

Caneta preta de tubo transparente é a única permitida no Enem
Caneta preta de tubo transparente é a única permitida no Enem
Foto: Fedora Bradas / iStock

Quais documentos levar no Enem?

Documentos originais com foto podem ser levados para o dia da prova do Enem. Também é permitida a apresentação de documentos digitais, desde que nos aplicativos oficiais do governo. Os documentos que podem ser levados no Enem são:

  • RG (Carteira de Identidade);
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho, desde que emitida após 1997;

Caso você tenha perdido o documento oficial, será preciso levar o boletim de ocorrência ou o comprovante de solicitação da segunda via. 

Carteira de estudante, carteira de clube ou registros parecidos não serão aceitos pelos fiscais de prova, mesmo que contenham foto.

Pode levar mochila no Enem?

O candidato pode levar sua mochila, porém deverá seguir as instruções dos fiscais de prova. Geralmente, a orientação é manter a mochila embaixo da carteira e fechada. 

Além disso, é importante que a embalagem lacrada com o celular não fique dentro da bolsa e que os alimentos também sejam mantidos fora, para evitar transtornos com a fiscalização.

Também não é indicado levar nenhum dos itens proibidos pelo edital do Enem dentro de bolsas e mochilas, mesmo que não sejam utilizados durante o dia do exame. Isso porque a fiscalização poderá inspecionar a bolsa e desclassificar candidatos que portarem itens que não são liberados pela organização da prova.

Pode levar celular no Enem?

O celular pode ser levado para o local de prova do Enem. Porém, o aparelho deve estar completamente desligado durante todo o período da avaliação. Além disso, o celular deve ser guardado dentro de um envelope que será entregue pelo fiscal de sala.

É recomendável colocar o aparelho em modo silencioso e, depois, desligá-lo. Em seguida, coloque-o dentro do envelope específico entregue pelo fiscal, lacre a embalagem e a coloque embaixo da carteira. O celular não poderá ser acessado no local de prova.

O que levar na bolsa para o Enem?

A bolsa do Enem deve conter o mínimo de itens possíveis, como os documentos obrigatórios e a caneta preta de material transparente. Para evitar problemas, é recomendável levar ao menos duas canetas pretas.

Itens como blusas também podem ser levados. Assim, os candidatos podem se proteger de ambientes frios durante a realização das provas.

Os alimentos também são importantes para o longo período de provas. É indicado levar itens que dão energia, como biscoitos, chocolates, barras de cereal, frutas ou castanhas, por exemplo. Lanches leves, como sanduíches, também podem ser levados.

A hidratação também é importante e itens como água, suco, refrigerante e iogurte são permitidos. Além disso, levar uma garrafa de água traz mais comodidade para a realização da prova, já que o candidato não precisará se deslocar até o bebedouro do prédio em que a avaliação está ocorrendo para se hidratar.

Bebidas alcoólicas são proibidas nos locais de prova e podem levar à desclassificação no exame. Além disso, os lanches e itens de alimentação podem ser vistoriados pelos fiscais de prova, para evitar fraudes durante a avaliação.

Qual roupa usar no dia da prova do Enem?

É indicado aos participantes utilizarem roupas confortáveis nos dias do exame. Como a duração das provas é longa, é importante estar com calçados confortáveis, como tênis e chinelos.

Além disso, é importante ficar de olho no clima e ir com roupas que possam ser mais leves em dias quentes ou que protejam do frio em salas com ar condicionado. 

Conhecer o local da prova do Enem com antecedência ajuda a entender se o lugar é mais quente ou mais frio, o que também influencia na roupa a ser usada no dia da prova do Enem.

Itens como gorros, chapéus, viseiras e outros itens similares que cubram a cabeça ou partes do rosto não são permitidos nos locais de prova do Enem.

O que é proibido no dia da prova do Enem?

Não é permitido aos estudantes levarem uma série de itens para os locais de prova, como, por exemplo:

  • Smartphones ligados;
  • Smartwatches e relógios;
  • Tablets;
  • Calculadoras;
  • Pen Drives;
  • Gravadores.
  • Chaves com alarme;
  • Fones de ouvido;
  • Qualquer eletrônico que possa ser usado para transmitir ou receber dados.

Caso esteja em porte de eletrônicos, eles devem ser desligados e guardados dentro do envelope entregue pela fiscalização do exame.

Materiais como lápis, canetas de material não translúcido, borrachas, lapiseiras, réguas e corretivos também são proibidos. Agendas, cadernos e livros também não podem ser levados no dia da prova do Enem.

Confira mais sobre o Enem, vestibulares, concursos públicos e outras avaliações e exames relacionados ao universo da Educação. Navegue pelo Terra Educar e fique por dentro das notícias do setor!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade