PUBLICIDADE

Bicicleta elétrica: uma forte aliada para quem deseja sair do sedentarismo

Além de ser vantajoso para o meio ambiente, pedalar faz bem para a saúde

25 jul 2018 - 23h07
Compartilhar
Exibir comentários

O uso das bicicletas elétricas está cada vez mais presente nas ruas dos centros urbanos. Não apenas como meio de locomoção, mas também pode ser um jeito agradável de deixar o sedentarismo. Além de ser uma alternativa sustentável e econômica, pedalar melhora o sistema cardiorrespiratório, alivia o estresse mental, queima calorias e fortalece os músculos e as articulações.

Foto: DINO / DINO

Dados da Abraciclo e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que no Brasil já circulam mais bicicletas do que carros. São 70 milhões de bikes e 50 milhões de veículos, um número bastante representativo. Segundo um relatório da consultoria Navigant Research espera-se para o mercado global de e-bikes um crescimento significativo, saindo dos atuais 3,3 milhões de unidades para aproximadamente 6,8 milhões até 2025, com grande parte do crescimento vindo da Europa Ocidental e de mercados como o Japão e Vietnã.

De acordo com o educador físico, Sérgio Pasetti, o que é relevante na bicicleta elétrica são os benefícios para pessoas com baixo condicionamento físico ou com alguma limitação osteoarticular. "Há casos mais sério de desgaste articular, tanto de quadris quanto de joelhos, que a assistência pode favorecer o usuário tanto em seu deslocamento para o trabalho ou para prática de exercícios.", destaca.

O fato da bicicleta ter pedal assistido permite maior conforto ao iniciar ou retomar a prática do ciclismo. "Utilizar uma bicicleta elétrica pode ser um aliado no ganho de condição muscular e cardiorrespiratória, e principalmente, para minimizar a sobrecarga articular.", explica o especialista.

As bicicletas elétricas, além de contribuir com o meio ambiente proporcionam mais liberdade, diferentemente do carro. Quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, tem o privilégio de apreciar a natureza com mais detalhes, além de exercitar o corpo, ganhar condicionamento físico e, de uma forma geral, melhorar a saúde.

O empresário Agnaldo Pereira sentiu na pele essa sensação, após deixar o carro na garagem e utilizar a e-bike no seu dia a dia. "Estava em busca de uma bicicleta elétrica para uso diário e que me permitisse sair do sedentarismo, retomando a prática de atividade física. Depois de muita pesquisa, comparando custo x benefício optei pela e-bike Rodda da Pedalla, que posso utilizar da maneira convencional ou acionando o display do sistema elétrico. Hoje me sinto mais livre e com mais qualidade de vida.", destaca.

Sobre a EBMS

Com fábrica instalada em São Bernardo do Campo (SP), a EBMS, fabricante da marca Pedalla, é uma empresa com grande preocupação social, educacional e ambiental, cuja meta é atingir gradativamente uma produção anual de 30 mil bicicletas elétricas e cerca de 100 empregos diretos.

A EBMS chegou para ficar. Assim, guiada pela filosofia do grupo ao qual a empresa pertence, todo tipo de relacionamento sempre estará baseado em ética, respeito, transparência e justiça. A EBMS espera, com esse tipo de atitude, criar mais do que clientes ou revendedores: pretende obter amigos e parceiros.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade