PUBLICIDADE

Coronavírus

Como funciona a 'xepa' da vacina? Entenda como se candidatar

Na cidade de São Paulo, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades maiores de 18 anos podem se inscrever para receber as doses remanescentes

25 mai 2021 - 05h10
(atualizado às 07h32)
Compartilhar
Exibir comentários

No Brasil, menos de 10% da população já recebeu duas doses de alguma das vacinas contra a covid-19. Para evitar desperdícios, desde fevereiro, perto do horário de fechamento das unidades de saúde, doses que sobram em frascos abertos do imunizante são aplicadas.

Sobras da vacina contra a covid-19 são distribuídas na xepa
Sobras da vacina contra a covid-19 são distribuídas na xepa
Foto: Rogério Galasse / Futura Press

Essa atividade foi autorizada pelo Ministério da Saúde e não é considerada 'furar a fila'. A medida segue as diretrizes do instrutivo da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa): "quando houver frasco de vacina aberto no fim do expediente, para que não haja qualquer desperdício de dose, ela deve ser aplicada", diz o documento.

Confira quem pode receber essas doses na cidade de São Paulo e o que é necessário para se candidatar:

O que é a 'xepa' da vacina?

A maioria dos frascos de vacina contém dez doses. Depois de abertos não podem ser guardados e correm o risco de perder a validade. Próximo do horário de encerrar a vacinação, essas doses que sobram nos frascos são aplicadas fora do grupo preferencial, para não serem descartadas. Isso só acontece quando o posto de saúde não tem mais pessoas do grupo prioritário para se vacinar. O nome 'xepa' é em referência às sobras das feiras.

Quem tem direito a essas doses?

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, atualmente, a ordem de prioridade para as doses remanescentes é:

  1. Profissionais da saúde maiores de 18 anos;
  2. Pessoas com comorbidades maiores de 18 anos.

Para se cadastrar e receber essas doses é necessário ser morador da região abrangida pela unidade básica de saúde.

Como se cadastrar para receber a 'xepa' da vacina?

Para se cadastrar, basta apresentar comprovante de residência no território da unidade de saúde e a comprovação de fazer parte de um dos dois grupos contemplados. No caso das pessoas com comorbidades, é preciso levar um documento de identificação (preferencialmente CPF) e um atestado que comprove a comorbidade, com assinatura e número CRM do médico responsável.

São consideradas comorbidades doenças cardiovasculares, diabetes, pneumopatias crônicas, cirrose hepática, obesidade mórbida e casos de hipertensão. Mais informações sobre o assunto aqui.

Como saber onde há 'xepa' da vacina disponível?

É importante ressaltar que nem sempre há doses excedentes nas unidades, segundo a Secretaria da Saúde. A pessoa deve deixar suas informações somente no posto de saúde perto de sua residência. Caso sobrem doses, a unidade entrará em contato, conforme ordem da lista. A Secretaria ainda garante que nenhuma unidade de saúde tem autorização para descartar essas doses remanescentes.

Estou furando a fila da vacina tomando a 'xepa'?

Não, a ação foi autorizada pelo Ministério da Saúde, com instruções recomendadas pela Secretaria Municipal da Saúde.

Se tomar a primeira dose da 'xepa', garanto a 2ª dose?

Sim, ao tomar a primeira dose você receberá o cartão de vacinação com a data para aplicação da segunda dose.

Não estava em casa na hora que me ligaram, posso receber a dose depois?

Não, as doses remanescentes devem ser aplicadas no momento da sobra. Caso não atenda ou não possa ir na unidade no momento, a dose será destinada ao próximo da lista. Porém, a pessoa continua na lista para possíveis doses futuras.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade