PUBLICIDADE

Previsão do tempo para o Dia dos Pais

Domingo dos Pais será com sol e tempo firme na maior parte do Brasil. Chuva se concentra nos extremos.

10 ago 2022 - 16h48
(atualizado em 12/8/2022 às 13h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A semana começou com muitos destaques na previsão do tempo, por causa da formação de uma grande frente fria e um ciclone extratropical. Houve registro de chuva volumosa, ventos muito intensos e agitação marítima. No entanto, com o afastamento dos sistemas, o domingo já deve ser mais tranquilo em relação às condições do tempo na maior parte do Brasil.

O destaque será o Nordeste, que ainda deve sofrer influência da frente fria em alto-mar ao longo do fim de semana.

Foto: Climatempo

Nordeste

A infiltração marítima causada por uma frente fria estacionária na altura de Sergipe e Alagoas ainda vai favorecer a ocorrência de chuva na costa leste nordestina no decorrer do domingo. O destaque é previsto, principalmente,  entre o litoral norte da Bahia e a região de Maceió.

A previsão é que as praias do Nordeste fiquem com mais nebulosidade e chuva, com destaque para tempo fechado. Sergipe deve registrar os maiores volumes de chuva até a próxima quarta-feira.

Em Recife, Fortaleza, João Pessoa e São Luís, a previsão é de chuva isolada e com predomínio de sol. Faz calor.

Norte

Algumas pancadas também são previstas para o Norte do Brasil, entre o Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. O sol aparece, o ar fica abafado e ocorrem pancadas de chuva, pontualmente fortes e com raios.

Não chove no Acre, Rondônia, centro-sul do Pará e no Tocantins. O sol brilha forte e as temperaturas sobem rapidamente no decorre do dia.

As madrugadas já serão menos frias e não há mais condições para friagem. As temperaturas à tarde ficam acima dos 30°C em todas as capitais. 

Centro-Oeste

No Centro-Oeste pode ventar em parte de Mato Grosso do Sul, mas sem chance de chuva. O sol predomina em todas as regiões e as temperaturas entram em elevação. Já volta a fazer calor à tarde e com registro de índices de umidade relativa inferiores a 30% em muitos municípios.

As temperaturas despencaram nesta semana em muitas áreas, mas no domingo, dia dos pais, já esquenta de forma bastante expressiva e as máximas voltam a passar dos 30°C em grande parte da Região, inclusive nas capitais. Apenas Brasília deve ter máxima em torno dos 28°C. Cuiabá terá mais de 10°C de diferença em relação ao começo da semana, a máxima é de 38°C para o domingo(14).

Sudeste

Algumas cidades do Sudeste podem registrar temperaturas baixas no começo e final do dia, mas como é comum no inverno. O destaque será a grande amplitude térmica, já que durante a tarde volta a fazer calor em praticamente todas as áreas. Só há uma pequena chance de chuva no litoral do Espírito Santo, mas o volume é baixo. As demais áreas, inclusive as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, devem ter um domingo sem chuva.

A capital de São Paulo já se aproxima dos 25°C à tarde, Rio de Janeiro dos 28°C e BH e Vitória dos 26°C.

Sul

No Sul, só há previsão para chuva no centro-sul gaúcho. As instabilidades retornam ao estado e o céu fica cheio de nuvens, com possibilidade de algumas pancadas de chuva no decorrer do dia, mas por enquanto sem grandes temporais.

Em Santa Catarina e Paraná, algumas nuvens até passam, mas o sol predomina e não chove. Não há mais influência do ciclone, por isso a situação será completamente diferente em relação aos dias anteriores. O litoral de Santa Catarina não terá mais chuva e nem ventos intensos, como os que foram registrados.

Em geral, as temperaturas ficam amenas no domingo.

Foto: Climatempo

Foto: GettyImages

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade