PUBLICIDADE

Massa de ar polar associada a ciclone extratropical traz frio intenso e condições adversas ao RS

Temperaturas baixas, geada e neblina são esperadas nos próximos dias

18 abr 2024 - 11h49
Compartilhar
Exibir comentários

Após um período de chuvas, o frio chegou ao Rio Grande do Sul trazendo mínimas próximas dos 11°C em alguns municípios nesta quarta-feira (17). A previsão indica que a massa de ar frio associada a um ciclone extratropical irá se intensificar nos próximos dias, podendo resultar em temperaturas ainda mais baixas, geada e nevoeiro.

Foto: Alex Rocha/PMPA / Porto Alegre 24 horas

O ingresso de uma frente fria, vinculada a um ciclone extratropical deslocando-se em direção ao sudeste do país, trouxe uma massa de ar polar continental de forte intensidade ao Estado, ocasionando uma significativa redução nas temperaturas em diversas regiões. Segundo a Climatempo, este ciclone foi caracterizado como intenso e potente, exercendo influência para o deslocamento dessa massa de ar mais fria.

Para quinta-feira (18), espera-se um aumento na intensidade do frio, com mínimas ainda mais baixas do que as registradas na quarta-feira. Nas áreas mais elevadas da serra gaúcha, como na região de Campos de Cima da Serra, há a possibilidade de ocorrência de geada isolada. Em outras localidades, como na Campanha e Noroeste, é esperada a presença de neblina ao amanhecer.

As temperaturas variam em diferentes partes do Estado: em São José dos Ausentes, por exemplo, a mínima pode chegar a 5°C, enquanto em Uruguaiana a máxima pode atingir 25°C. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 14°C e a máxima de 24°C. Há previsão de recorde de frio na capital, podendo quebrar o registro de 15,6°C, estabelecido em março deste ano.

Na manhã de sexta-feira (19), a Serra gaúcha deverá registrar forte geada, enquanto nevoeiro é esperado nas regiões Metropolitana e dos Vales. No domingo (21), o vento mudará para norte, trazendo mais calor do norte do Brasil e diminuindo a intensidade do frio. A tendência é de manhãs e noites frias, com tardes mais quentes e períodos de tempo firme, embora algumas regiões possam registrar pancadas isoladas de chuva durante o dia.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade