PUBLICIDADE

Rio Grande do Sul deve ser atingido por nova onda de calor

Os meteorologistas alertam que este fenômeno, diferente da última onda de calor em março, está estacionado e deve persistir até pelo menos 2 de maio

22 abr 2024 - 22h25
(atualizado em 23/4/2024 às 10h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil deverá ser atingido por mais uma onda de calor desencadeada por uma região de alta pressão. Este será o quarto episodio de elevadas temperaturas no país, com parte do Rio Grande do Sul já sentindo seus efeitos. Este fenômeno se deslocará lentamente para o leste do Sudeste, estacionando e bloqueando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste brasileiro.

Foto: Alex Rocha/PMPA / Porto Alegre 24 horas

No Rio Grande do Sul, as regiões das Missões, Norte e Serra serão particularmente impactadas, com temperaturas de 3°C a 5°C acima da média entre 22 de abril e 2 de maio. Este sistema de alta pressão, formado nos níveis médios da atmosfera no Centro-Sul do Brasil, mantém o ar quente e inibe a formação de nuvens carregadas, elevando as temperaturas.

Apesar da previsão de chuvas até quinta-feira (25) no RS, a intensificação do calor será sentida a partir da sexta-feira (26) e ao longo do final de semana, quando as chuvas diminuírem. Os meteorologistas alertam que este fenômeno, diferente da última onda de calor em março, está estacionado e deve persistir até pelo menos 2 de maio.

Embora haja conexão com o El Niño, os extremos climáticos são atribuídos principalmente à mudança climática global. O fenômeno não deverá afetar outras regiões do RS, onde as temperaturas devem permanecer dentro da normalidade devido à chuva contínua e à chegada de uma massa de ar frio do alto-mar.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade