PUBLICIDADE

SC, RS e PR registram temperaturas próximas de 0°C; frio também atinge SP

Uma massa de ar frio de origem polar derrubou as temperaturas em várias cidades nesta quinta-feira, 18

18 abr 2024 - 10h03
(atualizado às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná registraram até o final da madrugada temperaturas próximas a 0ºC. O frio também atingiu a cidade de São Paulo.
Movimento de pessoas em dia frio na cidade de São Paulo
Movimento de pessoas em dia frio na cidade de São Paulo
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Uma massa de ar frio de origem polar que está passando pelo centro-sul do Brasil derrubou as temperaturas nesta quinta-feira, 18. Cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná registraram até o final da madrugada temperaturas próximas a 0ºC.

Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas de Santa Catarina, em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense, fez 1,9ºC. Já em Urupema, o termômetro registrou 2,5ºC. Em Urubici, fez 3,4 ºC. Em São Joaquim, a estação da prefeitura indicava 1,2ºC

No Rio Grande do Sul, de acordo com a Metsul, estações oficiais e automáticas particulares indicaram que as menores temperaturas foram de 3,2ºC em Vacaria, 4,5ºC em Soledade e São José dos Ausentes e 5,2ºC em Bom Jesus.

No Paraná, a temperatura caiu abaixo de 5ºC em General Carneiro, no Planalto de Palmas.

A Metsul informou que o frio na madrugada em cidades do Sul do País continuará até o domingo e, em algumas cidades, até a segunda-feira. "Grande parte das cidades gaúchas registrará nestes dias mínimas perto ou abaixo dos 10ºC", disse. A previsão é de geada em cidades de maior altitude dos três Estados. 

Ainda conforme o órgão, a massa de ar frio não é de forte intensidade, porém, é seca. "Por isso, o frio se limita às horas da noite enquanto durante o dia aquece rapidamente. As tardes serão bastante agradáveis com maior aquecimento previsto a partir do fim de semana, especialmente no domingo", disse a Metsul.

Na maior parte das cidades gaúchas, a previsão para a tarde desta quinta-feira, 18, é de cerca de 25ºC.

Tempo virou em SP

O tempo também mudou na cidade de São Paulo. A quinta-feira começou com céu encoberto, chuviscos na madrugada e termômetros em torno dos 17,2ºC, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo.

Segundo o órgão, as temperaturas devem cair nos próximos dias, principalmente durante a noite e nas madrugadas. Nesta quinta-feira, 18, a mínima deve ser observada no período da noite, com previsão de 16ºC. O ar frio não será duradouro na cidade e deve diminuir a partir de domingo, 20, com elevação gradativa das temperaturas.

A partir das 7h desta quinta-feira, a Defesa Civil Municipal decretou estado de atenção para baixas temperaturas em toda a cidade. 

* Acompanhe mais notícias sobre o meio ambiente no Terra Planeta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade