PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Chuvas intensas voltam a atingir o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (10), diz Inmet

A previsão do instituto indica que, entre os dias 10, 11 e 12 de maio, a precipitação com maior intensidade será entre o centro-norte e leste gaúcho

9 mai 2024 - 07h45
(atualizado às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta sexta-feira (10), o Rio Grande do Sul (RS) voltará a ser atingido por chuvas intensas. A previsão indica que, entre os dias 10, 11 e 12 de maio, a precipitação com maior intensidade será entre o centro-norte e leste gaúcho, incluindo o litoral norte do estado e o sul de Santa Catarina.

Figura A: chuva acumulada em 24h de quarta
Figura A: chuva acumulada em 24h de quarta
Foto: feira (8) às 9h da quinta-feira (9). Figura B mostra chuva até 9h de 13 de maio; quanto mais vermelho maior a quantidade - Inmet/Reprodução / Perfil Brasil

Neste período, os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros (mm). Ainda conforme a previsão, os ventos mudarão de direção e irão soprar predominantemente de sul. Entre o fim do domingo (12) e a segunda-feira (13), as rajadas variam de oeste a sul e depois de sul, com velocidade acima de 30 km/h. Já na terça-feira (14), os ventos enfraquecem.

Inmet alerta sobre chuvas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa condição acontece devido à instabilidade que retorna com mais força ao Rio Grande do Sul, neste próximo fim desta semana.

Primeiramente como frente quente, uma vez que a frente fria recua de Santa Catarina para o estado gaúcho. Já no fim de semana, essa frente fria permanece no Rio Grande do Sul, causando áreas de instabilidade e um gradual ingresso de ar frio. A partir de segunda (13), quando o frio ganha força e poderá provocar geadas a partir da terça (14), o amplo reforço de ar frio e seco, de origem polar, deverá afastar a instabilidade.

É importante ressaltar que os volumes de chuva previstos podem causar novos transtornos em áreas já afetadas anteriormente. Por este motivo, o Inmet alerta e recomenda acompanhar e seguir as orientações da Defesa Civil Naciona.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade