PUBLICIDADE

Entenda como funciona a sucessão presidencial do Irã

A Constituição do país determina que, quando morre o presidente, o primeiro vice-presidente assumirá o cargo, mediante a aprovação do Líder Supremo, o Aiatolá Ali Khamenei

20 mai 2024 - 08h33
Compartilhar
Exibir comentários

A Constituição do Irã determina que, quando morre o presidente, o primeiro vice-presidente assumirá o cargo, mediante a aprovação do Líder Supremo, os poderes e funções presidenciais de maneira interina. O aiatolá Ali Khamenei exerce a função máxima de liderança na República Islâmica do Irã.

Primeiro
Primeiro
Foto: vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber - IRNA/Reprodução/X / Perfil Brasil

Além disso, a Constituição determina que os três chefes dos poderes da república - o vice-presidente, o presidente do parlamento e o chefe do poder judiciário - devem organizar uma eleição para escolher um novo líder no prazo de 50 dias após o vice-presidente assumir o papel de presidente em exercício.

Sucessão no Irã

O primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, depende de aprovação do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, para assumir o cargo. Autoridades disseram anteriormente que Mokhber estava a caminho da área onde o helicóptero do presidente caiu.

O Líder Supremo do Irã serve como árbitro final dos assuntos internos e externos na República Islâmica, ofuscando, de certo modo, os poderes do presidente do país.

Ao contrário do seu antecessor, o antigo presidente de linha moderada Hassan Rouhani, Ebrahim Raisi promoveu uma aliança estreita com Khamenei. Muitos iranianos acreditavam que Raisi seria alçado ao posto de liderança suprema quando Khamenei morresse. Raisi morreu em uma queda de helicóptero que o transportava neste domingo (19).

Numa mensagem transmitida pelas agências de notícias estatais do Irã, Khamenei expressou as suas condolências pelas mortes e confirmou que o primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, é agora o chefe do poder executivo.

"Ele (Mokhber) é obrigado a combinar com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário a eleição de um novo presidente no prazo máximo de cinquenta dias", enfatizou Khamenei.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade