Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tempo continua e instavél na costa Norte do Brasil

Costa norte do Brasil terá tempo instável com chuvas persistentes, influenciadas por infiltração marítima e calor, ao longo da semana.

12 jun 2024 - 15h15
(atualizado em 13/6/2024 às 07h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O tempo para a costa norte do Brasil indica um período de instabilidade deve se estender até o final da semana na região. Durante os primeiros dias desta semana, a chuva concentrou-se principalmente nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Amazonas, Roraima e Amapá. A tendência é que a intensidade das chuvas aumente ao longo da semana, avançando sobre esses estados e afetando mais regiões da faixa Norte e Nordeste do Brasil.

Foto: Climatempo

Fonte - Gettyimagens

Fatores causadores da chuva

A forte infiltração marítima, ou seja, a circulação do ar do mar para o continente, tem sido a principal responsável pelas chuvas nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Esse fenômeno tem provocado, precipitações intensas e  constantes nessas áreas.

Na faixa norte do Brasil, o intenso calor e a alta umidade são os principais fatores que têm contribuído para as chuvas nos estados do Amazonas e Roraima. Essas condições criam um ambiente propício para a formação de nuvens carregadas e tempestades, especialmente durante a tarde e a noite. Para a faixa leste do Amapá e na costa do Pará, a combinação da forte circulação do mar para o continente e as pequenas circulações da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem influenciado significativamente as chuvas.

Previsão para os próximos dias

A previsão para os próximos dias indica que a chuva ganhará intensidade sobre outros estados do Nordeste. No litoral leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, a chuva deve se intensificar até sexta-feira, com acumulados previstos ultrapassando os 40mm até o fim da semana. Nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, que já registraram chuvas no início da semana, os acumulados esperados variam de 18 a 35mm até o final da semana. Na faixa noroeste do Amazonas, centro-norte de Roraima e faixa leste do Amapá, os acumulados de chuva variam entre 40 e 80mm, com a possibilidade de superar esses valores pontualmente.

Foto: Climatempo

Figura 1 - Acumulado de chuva entre 12/06 e 14/06. Fonte Climatempo.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade