Inmet emite alerta vermelho para tempestades nesta sexta; temporais devem atingir Sul e Sudeste no fim de semana
Previsão é de chuva forte a intensa que pode acumular altos volumes, além de temporais isolados com chance de vento e granizo
Novas tempestades devem atingir o Sul e Sudeste do Brasil nesta sexta e fim de semana, com alerta vermelho do Inmet para chuva intensa, ventos fortes e risco de granizo em algumas regiões.
Um novo sistema de tempestades deve atingir as regiões Sul e Sudeste do País nesta sexta-feira, 12, e durante o fim de semana, segundo a MetSul Meteorologia. A previsão para os próximos dias é de chuva forte a intensa que pode acumular altos volumes de água, além de temporais isolados com chance de vento e granizo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o serviço de meteorologia, uma área de baixa pressão vai se aprofundar sobre o Paraguai e trará intensas áreas de instabilidade. Depois, avançará para o Sul do Brasil, entre o Paraná e Santa Catarina, antes de chegar ao mar. Até o momento, os dados da MetSul não indicam a formação de um ciclone extratropical, como ocorreu na última quarta-feira, 10, no Centro-Sul do País.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta vermelho para tempestade em cidades do Paraná e Santa Catarina, que vai das 10h às 19h desta sexta-feira. O órgão avisa que pode ter chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.
"Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário", informou o Inmet.
Para a MetSul, a zona de risco é mais ampla que a do alerta do órgão governamental e abrange as seguintes localidades:
- Paraguai;
- Metades Oeste e Norte do Paraná;
- Extremo Sul do Mato Grosso do Sul; e
- Parte de São Paulo (Oeste, Centro, Sul e o Leste).
Nesta sexta-feira, as áreas de instabilidade vão se deslocar e avançar para São Paulo. No fim de semana, novas instabilidades com chuva e temporais se formam, devem seguir o mesmo caminho e afetar principalmente Paraná e São Paulo.
Já Santa Catarina pode ter chuva, mas com risco menor de tempo severo. O Rio Grande do Sul também vai registrar chuva entre hoje e amanhã, mas o estado será atingido por outro sistema de instabilidade, que avança a partir do Uruguai.
Orientações do Inmet durante tempestades
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
- Em caso de situação de grande perigo confirmada, procure abrigo. Evite permanecer ao ar livre;
- Busque mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).