Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Imagem da Nasa mostra tamanho do ciclone extratropical que atingiu o Sul e o Sudeste do Brasil; veja

Em São Paulo, milhares ficarem sem energia elétrica e centenas de voos foram cancelados em razão do vendaval

11 dez 2025 - 10h15
(atualizado às 10h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A NASA registrou, via satélite, a imagem de um ciclone extratropical que atingiu o Sul e Sudeste do Brasil. O fenômeno causou mortes em Santa Catarina, deixou 1,5 milhão de casas sem energia em São Paulo e provocou ventos de até 100 km/h.
Imagem da Nasa mostra tamanho do ciclone extratropical que atingiu o Sul e o Sudeste do Brasil
Imagem da Nasa mostra tamanho do ciclone extratropical que atingiu o Sul e o Sudeste do Brasil
Foto: Divulgação/NASA

Um satélite da Nasa conseguiu captar a dimensão do ciclone extratropical que atingiu a região Centro-Sul do Brasil até esta quarta-feira, 10. Os registros feitos pelo GOES-19 foram compartilhados pela MetSul Meteorologia. Na Grande São Paulo, o fenômeno deixou mais de 1,5 milhão de casas sem energia elétrica e cancelou mais de 100 voos nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas

Na imagem captada pelo satélite da agência espacial norte-americana, é possível ver uma enorme espiral de nuvens tomando parte do País. A formação é uma característica ciclônica comum e mostra a dimensão do fenômeno que provocou estragos em diversas cidades. 

No município de Palhoça, em Santa Catarina, um casal e um bebê morreram após o carro em que estavam ser arrastado pela correnteza durante um temporal. No Estado, os vendavais chegaram a 100 km/h nesta terça, conforme a Defesa Civil. Nesta quinta-feira, 11, as formações devem se afastar para alto-mar, mas o risco continua de moderado a alto, com rajadas de até 80 km/h.

Quem mora em São Paulo também sentiu os efeitos do ciclone extratropical. Até às 6h desta quinta, mais de 1,5 milhão de casas seguiam sem energia elétrica um dia após o registro de fortes rajadas de vento. Em algumas partes do estado, os ventos chegaram a uma velocidade de mais de 98 km/h. 

Em comunicado, a Enel confirmou que a área de concessão da companhia foi "afetada por um ciclone extratropical e um vendaval histórico". Trechos inteiros da rede foram danificados, impactando o fornecimento de energia em diversos pontos.

Ventania em São Paulo derruba árvores, fecha parques e deixa milhões sem energia:

Tempo volta a ficar firme em São Paulo

Depois dos estragos causados pela passagem do vendaval, os moradores de São Paulo podem ficar mais tranquilos. Isso porque o tempo deve voltar a ficar firme no Estado nesta quinta-feira, 11, segundo a previsão da meteorologista Lívia Caetano, do Climatempo. 

Na capital paulista, o sol vai predominar à tarde, e as temperaturas devem chegar a 30ºC. O vento vai se manter moderado, com algumas rajadas ao longo do dia. O mesmo vale para o Rio de Janeiro, que apresenta tempo firme e com poucas chances de chuva. 

Em outras regiões, ainda é preciso ficar atento. Os ventos podem chegar a 90 km/h em pontos do litoral paulista, Zona da Mata Mineira, sul e noroeste fluminense, sul capixaba, região do Vale do Paraíba, litoral norte do Rio Grande do Sul e sul catarinense.

Fortes ventos resultaram no cancelamento de mais de 160 voos
Fortes ventos resultaram no cancelamento de mais de 160 voos
Foto: Juliana Domingos de Lima/Estadão / Estadão
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade