Cidade da Grande São Paulo está 100% sem luz após rajadas de vento com mais de 90 km/h
Cidades mais afetadas são Jandira, Embu-Guaçu, Pirapora do Bom Jesus e Cotia
Rajadas de vento de quase 100 km/h provocaram falta de luz em 26,13% de São Paulo, afetando 2,2 milhões de imóveis e deixando um morto e quatro feridos; previsão indica ventos menos intensos nos próximos dias.
Cerca de 26,13% do estado de São Paulo está sem luz nesta quarta-feira, 10. Segundo a última atualização do Mapa de Energia, divulgada às 19h15, 2,2 milhões de imóveis estão sem fornecimento na capital e na Região Metropolitana.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A situação mais grave, de acordo com a Enel, é Embu-Guaçu que está com 100% dos clientes sem energia.
Ao Terra, a Enel informou que mobilizou e reforçou antecipadamente seu quadro em campo e que, ao longo do dia, 1.300 equipes atuaram para restabelecer o fornecimento.
“A Enel Distribuição São Paulo informa que a área de concessão segue sendo afetada por fortes rajadas de vento desde a madrugada, com a entrada de um ciclone extratropical pelo Sul do País. Por causa dos ventos, em alguns pontos a rede elétrica é atingida por objetos e galhos, o que prejudica o fornecimento, além da queda de árvores”, explicou a distribuidora.
Em caso de falta de luz, a companhia orienta que os clientes priorizem os canais digitais para agilizar o atendimento:
- Site: www.enel.com.br
- Aplicativo Enel São Paulo: disponível para iOS e Android
- WhatsApp (Elena): (21) 99601-9608
- Central de Atendimento: 0800 72 72 196
Passagem de ciclone causa estragos e deixa um morto em SP
As fortes rajadas de vento causaram quedas de árvores, cancelaram voos e deixaram vítimas nesta quarta-feira, 10. No início da tarde, a estação meteorológica do CGE e da Aeronáutica, na região da Lapa, registrou rajadas de 98,1 km/h, enquanto a de Congonhas marcou 96,3 km/h.
Segundo o último boletim da Defesa Civil de São Paulo, até o momento foram registradas quatro vítimas com ferimentos leves devido a quedas de árvores e galhos nas regiões de Cachoeirinha, Santana, Lapa e República.
Em Campos do Jordão, no interior do estado, uma pessoa morreu após a queda de um imóvel. Outras três moradias vizinhas foram interditadas por risco de novos deslizamentos e colapso estrutural.
Previsão para os próximos dias
De acordo com o CGE, o sistema de baixa pressão que deu origem ao ciclone extratropical deve se afastar para alto-mar nos próximos dias. A tendência é de ventos menos intensos, predomínio de sol e elevação das temperaturas.
Nesta quinta-feira, 11, o sol aparece entre poucas nuvens ao longo do dia, ainda com ventos que podem alcançar os 60 km/h. “As temperaturas variam entre mínima de 19°C na madrugada e máxima de 29°C à tarde. Os índices de umidade entram em leve declínio, com valores entre 32% e 90%”, informa o serviço.
Na sexta-feira, não há previsão de ventos fortes, mas existe a possibilidade de chuva isolada.
