Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Semana começa com alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em São Paulo

Aviso do Inmet informa que há previsão de chuva e ventos intensos, que vão de 40 a 60 km/h, nesta segunda-feira, 15

15 dez 2025 - 08h46
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
São Paulo iniciou a semana com alerta amarelo de perigo potencial por chuvas e ventos intensos, enquanto milhares de residências ainda enfrentam falta de energia após problemas de abastecimento na região.
Semana começa com alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em São Paulo
Semana começa com alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em São Paulo
Foto: RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A segunda-feira, 15, começou com alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em todo o Estado de São Paulo, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O aviso do órgão federal informa que há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que vão de 40 a 60 km/h. Apesar disso, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a manhã desta segunda-feira iniciou com variação de nuvens e com temperatura gradual em elevação. A temperatura média na cidade é de 20 ºC, e a máxima prevista para hoje é de 28ºC.

Ainda de acordo com o CGE, no decorrer da tarde, as chuvas retornam na região metropolitana de São Paulo em forma de pancadas rápidas e isoladas.

Para os próximos dias, a propagação de uma frente fria também favorece o retorno das chuvas generalizadas. Na terça-feira, 16, as temperaturas variam entre 19ºC e 29ºC. As chuvas devem ocorrer durante à tarde e à noite.

"Podem ocorrer pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores", informa o CGE para terça-feira.

Mais de 29 mil sem luz em SP

A falta de energia elétrica segue atingindo diversas regiões de São Paulo na manhã desta segunda-feira. Ao todo, 29.140 clientes continuam com o serviço interrompido em toda a área de concessão da Enel, que atende mais de 8 milhões de residências no Estado.

Somente na capital, 18.639 residências permanecem sem luz, segundo o Mapa da Falta de Luz em São Paulo, atualizado às 5h19 pela Enel. O número corresponde a 0,32% dos 5,8 milhões de imóveis da cidade.

Na Região Metropolitana, Cotia é o município mais afetado, com 3.158 residências ainda sem fornecimento de energia. A concessionária havia prometido restabelecer completamente o abastecimento até o fim do domingo, o que não ocorreu.

Já na sexta-feira, 12, a Justiça de São Paulo acolheu uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública que determinava o restabelecimento de energia elétrica aos imóveis ainda afetados pelo 'apagão' em até 12 horas. A multa, em caso de descumprimento, foi fixada em R$ 200 mil/hora.

Desde a quarta-feira, 10, a cidade chegou a ter um pico de 2,2 milhões de imóveis, afetando milhões de habitantes em variadas regiões. *(Com informações do Estadão Conteúdo).

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade