Vídeos de muçulmanos rezando nas ruas de Nova York são anteriores à eleição de Mamdani
IMAGENS MOSTRAM ATO NO MÊS DO RAMADÃ DE 2024 E EVENTO EM SETEMBRO, NA WALL STREET, EM FRENTE AO THE TRUMP BUILDING; DEMOCRATA FOI PRIMEIRO MUÇULMANO A SER ELEITO PREFEITO DA CIDADE AMERICANA
O que estão compartilhando: que dois vídeos mostram muçulmanos rezando nas ruas de Nova York, sugerindo que os episódios ocorreram após a eleição de Zohran Mamdani para a prefeitura de Nova York, nos Estados Unidos, e que isso seria uma forma de provocação.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: está fora de contexto. Os dois vídeos mostram muçulmanos fazendo orações nas ruas de Nova York, mas nenhum deles mostra um evento realizado após a vitória de Mamdani, que também é muçulmano.
Um deles foi feito durante a Taraweeh de 2024, uma oração que acontece há alguns anos na Times Square no mês de março, durante o Ramadã. O outro, que mostra uma oração em frente à Trump Tower, também foi anterior à eleição municipal na cidade, ocorrida em 4 de novembro. Há registros do vídeo na internet pelo menos desde 26 de setembro deste ano.