Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo usa fotos de resoluções diferentes para parecer que Lula teve 'mudança drástica' no rosto

PUBLICAÇÃO COMPARA REGISTRO FEITO POR FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, COM ALTA QUALIDADE, A IMAGEM DE CAPTURA DE TELA BORRADA

30 jun 2025 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo sugere que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sido substituído porque fotos recentes mostrariam uma "mudança drástica" no seu rosto em poucos dias. Comentários no post afirmam que "Lula morreu" e quem governa é um "sósia".

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso. Lula não foi substituído por um sósia ou um clone. A primeira fotografia mostrada no vídeo não é recente e circula desde 2023. Ela foi feita pelo fotógrafo oficial do presidente, que utiliza câmeras profissionais que produzem imagens mais detalhadas. Já a segunda imagem é uma captura de tela borrada de um vídeo em que Lula está ao lado de líderes da Cúpula do G7 em 17 de junho. As fotos têm diferenças de resolução, o que impacta a visualização de detalhes no rosto do presidente.

Saiba mais: A publicação falsa afirma que a primeira imagem de Lula foi feita na visita à França em 9 de junho. Porém, isso não é verdadeiro. Por meio da busca reversa (veja como fazer), o Verifica localizou que a foto do presidente é repercutida por veículos da imprensa desde 2023 (aqui e aqui). Ela foi feita por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do chefe do Executivo.

O profissional compartilha em sua conta do Flickr, um site de armazenamento de fotos, os registros feitos em compromissos presidenciais. Na data citada no post, Stuckert postou imagens de Lula na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre oceanos, que não correspondem às exibidas no vídeo analisado.

Já a segunda fotografia foi retirada de um vídeo em que Lula aparece ao lado de líderes que participavam da Cúpula do G7, em 17 de junho deste ano, no Canadá. O momento registrado é de um episódio de distração do presidente durante a foto oficial com os chefes de Estado.

As diferenças entre fotografias ocorrem porque a qualidade das imagens são distintas. A primeira imagem foi feita com uma câmera profissional com alta resolução e mostra detalhes na pele do presidente. A segunda, por sua vez, é uma captura de tela feita pelo computador a partir de um vídeo em que Lula está distante, o que torna o rosto mais borrado.

Com ajuda da ferramenta de lupa disponível na plataforma Invid, conseguimos perceber a diferença de definição entre as imagens.

Como lidar com posts do tipo: O Verifica já checou conteúdos conspiracionistas que afirmam que Lula foi substituído por um sósia ou um clone (aqui e aqui). Uma postagem também usou inteligência artificial para distorcer o vídeo em que o presidente aparece ao lado dos líderes do G7 e sugerir que ele estava embriagado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade