Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo não mostra motociclistas indo para vigília em apoio a Bolsonaro; conteúdo é antigo

IMAGENS SÃO DE 2021, QUANDO EX-PRESIDENTE CUMPRIU AGENDA EM CHAPECÓ (SC)

28 nov 2025 - 13h27
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo que mostraria uma multidão de motociclistas indo em direção a Brasília para participar da vigília "Bolsonaro livre".

Vídeo antigo circula como se fosse atual.
Vídeo antigo circula como se fosse atual.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo não é recente: foi gravado em 2021, durante um passeio de moto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores em Chapecó, Santa Catarina.

Saiba mais: Por meio de busca reversa (veja aqui como fazer), foi possível encontrar o vídeo original, reproduzido em notícias de 2021. Uma notícia publicada em junho daquele ano mostra que as imagens foram gravadas durante visita de Bolsonaro a Chapecó (veja aqui e aqui).

O ex-presidente publicou em sua conta no X um vídeo andando de motocicleta com uma multidão de apoiadores (veja abaixo). As imagens mostram que o lugar é o mesmo do vídeo que foi tem sido compartilhado fora de contexto.

Até a publicação desta checagem, o conteúdo postado no Instagram acumulava 14,9 mil curtidas. Nos comentários, muitos acreditaram que a "motociata" fazia parte de um protesto para pedir a liberdade de Bolsonaro. "Olha aí Deus, o clamor dos teus filhos, segure nas mão de Bolsonaro para que ele aguente mais esse tranco", disse um. "Bora Brasil!!!!! Vamos mostrar que o povo é gigante e que está vivo!!!!", escreveu outro usuário.

O ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Ele cumpre pena no local pela trama golpista. Desde que foi preso no último sábado, 22, surgiram conteúdos desinformativos nas redes sociais sobre o tema.

O Verifica mostrou que um vídeo viral mostra manifestação em apoio a Bolsonaro em Recife antes da prisão do ex-presidente, que a PGR deu aval para prisão de Bolsonaro após violação de tornozeleira e não antes, e que fotos de famosos pedindo liberdade de Bolsonaro foram criadas por inteligência artificial.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade