Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo mostra manifestação no 7 de Setembro, não protesto contra prisão de Bolsonaro

IMAGENS FORAM GRAVADAS EM GOIÂNIA, EM ATO EM APOIO AO EX-PRESIDENTE

1 dez 2025 - 17h06
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo que mostraria uma multidão se manifestando em Goiânia (GO) após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília.

Vídeo de ato pela anistia de Jair Bolsonaro circula fora de contexto
Vídeo de ato pela anistia de Jair Bolsonaro circula fora de contexto
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: o vídeo circula fora de contexto. Apesar de mostrar um ato em defesa de Bolsonaro, o conteúdo não é recente. A gravação foi feita no feriado de 7 de setembro deste ano, quando o ex-presidente cumpria prisão domiciliar. Ele só deixaria a residência dele no dia 22 de novembro, ao ser preso preventivamente por ter violado a tornozeleira eletrônica. Três dias depois, em 25 de novembro, a detenção dele na Superintendência da PF se tornou definitiva.

Saiba mais: Um usuário do Instagram compartilhou, no dia 23 de outubro, um vídeo que mostra uma multidão de pessoas protestando pela Avenida 85, uma das principais da cidade de Goiânia (GO). No dia anterior, Bolsonaro tinha sido preso preventivamente na Superintendência da PF, em Brasília.

As pessoas que aparecem no vídeo vestem camisetas amarelas e algumas seguram bandeiras do Brasil. Foi inserido um áudio às cenas para sugerir que os manifestantes estariam dizendo "Volta Bolsonaro". Na legenda, o autor pediu para que as pessoas que defendem a liberdade do ex-presidente seguissem o perfil. Em oito dias no ar, a postagem ultrapassa 114 mil visualizações.

Vídeo fora de contexto

O post pode enganar quem não sabe que a gravação foi feita no domingo de 7 de setembro e não no domingo de 23 de novembro. O feriado da Independência registrou atos em defesa de Bolsonaro em diferentes cidades do País. Na cidade de Goiânia, a Polícia Militar estimou que cerca de 15 mil pessoas participaram da passeata que pedia a anistia de Bolsonaro.

O Verifica não conseguiu localizar o vídeo original, mas encontrou outras gravações feitas no mesmo dia. A imagem a seguir compara um frame do vídeo alvo desta checagem com um frame de um vídeo gravado por um usuário do Tiktok no dia 7 de setembro de 2025. Em ambos é possível ver um homem vestido de roupa escura e uma mulher com um boné branco em cima de uma mureta observado o ato. Confira:

Na época em que os vídeos foram gravados, Bolsonaro estava preso em casa, por ter descumprido medidas cautelares referentes a um inquérito que apurou a atuação de um dos filhos dele, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras e a suspensão de vistos de ministros do governo federal e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Paralelamente a esta investigação, Bolsonaro era julgado no STF por tentativa de golpe de Estado. O julgamento teve início no dia 2 de setembro e só chegou ao fim em 11 de setembro, com a condenação dele a 27 anos e 3 meses de prisão.

Ao contrário do que o vídeo alvo desta checagem sugere, a prisão do ex-presidente em 22 de outubro não causou a comoção popular que seus aliados esperavam. Influenciadores e parlamentares de direita admitiram publicamente a baixa mobilização da base e atribuíram o desânimo a diferentes fatores, como o cansaço de apoiadores.

O Verifica entrou em contato com a Polícia Militar de Goiás para saber se houve protestos em Goiânia nos dias 22 e 23 de novembro, mas não teve retorno até o final da matéria.

Conteúdos semelhantes ao que foi alvo desta verificação também foram checados pela Reuters e pelo Aos Fatos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade