Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo mostra cédula simbólica, não nova moeda dos Brics

NOTA FOI IMPRESSA COMO BRINCADEIRA POR EMPRESÁRIO RUSSO E ENTREGUE A PARTICIPANTES DE FÓRUM ECONÔMICO EM SÃO PETERSBURGO

16 jul 2025 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo mostraria a nova cédula oficial dos Brics, grupo liderado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que teria sido apresentada no Fórum Econômico Internacional na Rússia.

Cédula é simbólica e já foi distribuída em cúpulas do Brics.
Cédula é simbólica e já foi distribuída em cúpulas do Brics.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo, na verdade, mostra cédulas que foram impressas e entregues como brinde e brincadeira entre os presentes, incluindo o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil Aloysio Nunes. As cédulas são impressas em uma cidade na Rússia para cúpulas dos Brics para simbolizar o trabalho do bloco. Em nota ao Verifica, a presidência dos Brics no Brasil negou a criação de uma moeda própria e disse que "não há proposta com esse escopo em discussão."

Saiba mais: A imagem da cédula com bandeiras de diversos países é verdadeira, mas não é oficial. Trata-se de uma cédula simbólica, apresentada no evento de economia que ocorreu no último mês em São Petersburgo. A agência de notícias russa Sputnik divulgou no X o vídeo que deu origem ao boato. A legenda da publicação original deixa claro que a cédula é simbólica:

Em 2024, durante a cúpula dos Brics na Rússia, o presidente do país, Vladimir Putin, também recebeu uma nota simbólica. À época, o secretário de imprensa do presidente, Dmitry Peskov, afirmou que a cédula teria sido impressa por um representante do governo russo para simbolizar "o trabalho comum que está sendo realizado no âmbito do Brics".

No mesmo período, boatos sobre Putin ter apresentado uma moeda oficial dos Brics circularam nas redes sociais. Mas assim como agora, não houve apresentação oficial de uma nova moeda, como mostrou uma checagem da AFP.

Neste ano, as cédulas foram entregues pelo empresário Vladimir Padalko, vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Rússia, como uma forma de brincadeira. Ele presenteou o ex-ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes em um painel sobre a relação Rússia-Brasil durante o Fórum. O empresário disse que uma gráfica na cidade Kirzhach imprime as cédulas para cada cúpula dos Brics.

Ao portal O Fator, o ex-ministro reforçou que a cédula era fantasiosa: "Ele brincou, me deu de presente - uma fantasia que ele criou ali, como se fosse uma moeda dos Brics".

É falso que Índia tenha anunciado que vai sair dos Brics

Brics: entenda o que é, pra que serve e qual a importância do bloco

Presidência do Brasil negou criação de moeda

A presidência brasileira dos Brics negou, em nota ao Verifica, a criação de uma moeda própria. "Não há proposta com esse escopo em discussão", disse, "o que está sendo debatido é a possibilidade de viabilizar transações comerciais entre os países-membros utilizando suas próprias moedas, conforme explicou recentemente o presidente Lula em entrevista coletiva no encerramento da cúpula do Brics, no Rio de Janeiro", explicou.

Esse conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade