PUBLICIDADE

Teorias conspiratórias dizem que ano passado Lula morreu — e neste ano de novo

16 out 2023 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo pessoas que não têm nenhuma ligação com o governo federal ou com o Hospital Sírio-Libanês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) morreu no dia 29 de setembro, durante a cirurgia para colocar uma prótese no quadril.

De acordo com esses cidadãos alarmados, há uma grande conspiração em curso — envolvendo profissionais de saúde, autoridades dos Três Poderes e jornalistas —, com o objetivo de sepultar a verdade e impedir que Lula seja substituído.

Post no X (ex-Twitter) mostra foto de Lula e dos médicos que realizaram cirurgia junto de legenda que diz que ‘Lula morreu’
Post no X (ex-Twitter) mostra foto de Lula e dos médicos que realizaram cirurgia junto de legenda que diz que ‘Lula morreu’
Foto: Aos Fatos

Médicos. Equipe responsável pela cirurgia estaria escondendo a morte de Lula porque seria seu dever, o que não faz o menor sentido (Reprodução/X)

Não. Lula não morreu.

A fim de confirmar a informação, Aos Fatos pediu à assessoria do presidente um posicionamento sobre a teoria conspiratória: "O presidente está vivo e teve nesses últimos dias reuniões com os ministros". Na segunda-feira (9), por exemplo, ele realizou videoconferência com os titulares da Defesa e da Secom.

Logo após o procedimento, às 19h daquela sexta-feira (29.set), o Sírio-Libanês divulgou boletim médico em que disse que a cirurgia não teve problemas e que o petista já estava clinicamente estável. O hospital também divulgou mais quatro boletins até a alta de Lula, às 16h do dia 1º de outubro.

Se todo mundo já reiterou que Lula continua vivo, por que tem gente que ainda acredita que ele está mortinho da silva? As "provas" seriam as seguintes:

  • "Não existe nenhum registro dele — foto ou vídeo — após a cirurgia."

    Lula de fato não publicou fotos nos dias seguintes ao procedimento, mas afirmou, durante a live semanal dias antes da cirurgia, que foi orientado a não tirar fotos durante a recuperação. Foi nesse episódio que Lula fez um comentário capacitista, de que "vocês não vão me ver de andador, de muleta, vocês vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse operado". Nos dias 12 e 14 de outubro, no entanto, o petista publicou novas imagens em suas redes sociais;

  • "O Código de Ética Médica diz que os médicos não podem 'revelar fato de que tenha conhecimento' e, por isso, estariam escondendo a morte de Lula."

    O mesmo documento, no entanto, determina que os médicos também não podem deixar de atestar óbito de paciente;

  • "Os médicos estão mentindo."

    Se os boletins médicos não pudessem ser tomados como prova, então o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não levou a facada, Jô Soares não morreu e Kayky Brito ainda está internado;

  • "Mataram o cirurgião que fez o procedimento."

    As peças que dizem isso afirmam que o responsável pela cirurgia seria Marcos de Andrade Corsato, um dos três médicos executados no Rio de Janeiro no dia 5 de outubro, e que sua morte teria sido uma maneira de "queima de arquivo" para esconder a morte de Lula. A teoria, no entanto, não pára em pé: a cirurgia foi feita por uma equipe de sete médicos comandados pelo ortopedista Giancarlo Polesello.

Notícia da morte de Marcos Corsato é usada como pano de fundo de conspiração no TikTok
Notícia da morte de Marcos Corsato é usada como pano de fundo de conspiração no TikTok
Foto: Aos Fatos

Queima de arquivo. Médico executado no Rio de Janeiro foi apontado como responsável pela cirurgia de Lula, o que não é verdade (Reprodução/TikTok)

Morreu de novo

Algumas das publicações vão além e retomam uma outra conspiração que circulou durante as eleições: Lula morreu, na verdade, no dia 5 de novembro de 2022 — e o PT, para não perder o poder, substituiu o petista por um sósia. Quem foi submetido à cirurgia, portanto, teria sido o "novo Lula".

Segundo essa teoria, Lula teria morrido enquanto passava férias na Bahia, logo após o segundo turno. Ele teria chegado a ser levado ao Sírio-Libanês, em São Paulo, mas não teria resistido. Depois desse dia, o presidente, na verdade, seria um ator que usa uma máscara realista do rosto do petista, como as de Hollywood.

Foto de Janja ao lado de amigo circula com seta que o identifica como ‘sósia do Lula’
Foto de Janja ao lado de amigo circula com seta que o identifica como ‘sósia do Lula’
Foto: Aos Fatos

Sósia. Segundo as peças, um dos supostos sósias de Lula seria Moacir Bortolozo, amigo de Janja (Reprodução/TikTok)

Alguns vídeos, inclusive, identificam esse "novo Lula" como Moacir Bortolozo, amigo da primeira-dama. Não existe nenhum indício que prove essa alegação. Na verdade, há provas do contrário: Bortolozo publicou uma foto no mesmo dia em que o presidente foi diplomado, em dezembro do ano passado, em que exibe os 10 dedos da mão, enquanto Lula discursa na tela da televisão ao fundo.

Para quem acredita na versão fantasiosa, a existência do sósia seria provada por dois pontos principais: marcas no rosto que seriam os vincos da máscara e fotos que mostram que Lula tem todos os dedos. Há também registros de supostas máscaras de Lula rolando pelas redes.

Nada disso, no entanto, prova que Lula morreu: os vincos no rosto apontados pelas peças são marcas de expressão e da idade do presidente, que completará 78 anos daqui a duas semanas. As fotos com cinco dedos ou são montagens ou estão espelhadas — mostrando o lado direito como se fosse o esquerdo. E as máscaras, se forem mesmo do Lula, podem ser apenas fantasias de Carnaval.

O fato é: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está vivo. E mais, não há nenhum indício de que ele esteja morto. Diga a teoria que ele bateu as botas em novembro de 2022, em setembro de 2023 ou em qualquer momento.

Falsas mortes como as de Lula são comuns nas redes. Sites e publicações que procuram engajamento costumam assassinar famosos por aí. Só o Renato Aragão já deve ter morrido umas cinco ou seis vezes nos últimos anos. É sempre bom — e prudente — procurar informações oficiais sobre esses assuntos delicados antes de sair distribuindo condolências por aí.

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Publicidade