Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Marcola citado por Lula em live é seu assessor, não líder do PCC

22 dez 2023 - 14h23
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não se referia a Marcos Williams Herbas Camacho, líder da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), quando disse que tinha que "aturar o Marcola" em transmissão ao vivo nas redes. Em live semanal gravada na última terça-feira (19), Lula mencionava o sociólogo Marco Aurélio Santana Ribeiro, chefe do gabinete pessoal do presidente da República.

O vídeo acompanhado do contexto enganoso acumulava centenas de curtidas no Instagram e 2.500 compartilhamentos no X até a tarde desta sexta-feira (22). A publicação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Selo falso

Oiii??? Aturar o Marcola???🤢🤢🤢
Post mostra trecho de fala de Lula em live e imagem de líder do PCC
Post mostra trecho de fala de Lula em live e imagem de líder do PCC
Foto: Aos Fatos

Um trecho da live semanal de Lula tem circulado nas redes fora de contexto para sugerir que o presidente se referia a Marcos Willians Herbas Camacho, líder do PCC, quando questionou: "você pensa que é fácil aturar o Marcola?". Na ocasião, no entanto, o petista fazia referência ao sociólogo Marco Aurélio Santana Ribeiro, também conhecido como Marcola, chefe do gabinete pessoal do presidente da República.

A declaração foi dada na última terça-feira (19) durante a live semanal Conversa com o Presidente. Em determinado ponto da transmissão (veja abaixo), Lula faz uma brincadeira ao mencionar diversas pessoas que trabalham com ele no governo.

"Você pensa que é fácil aturar o [Paulo] Pimenta, na Secom? Você pensa que é fácil aturar o [Ricardo] Stuckert? Você pensa que é fácil aturar o Marcola? Agora você pensa que é fácil ele me aturar também?", disse, referindo-se ao ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Paulo Pimenta (PT), ao fotógrafo da Presidência Ricardo Stuckert e ao assessor Marco Aurélio Santana.

Procurada por Aos Fatos, a assessoria do presidente confirmou que ele se referia ao assessor. "Lamentamos que voltem fake news sobre esse assunto e que pessoas insistam em divulgar fake news para enganar pessoas com objetivos políticos", diz a nota.

Santana ficou conhecido em 2018 por ter assumido a função de levar e trazer cartas para Lula durante a época em que ele esteve preso em Curitiba. O assessor também é citado como próximo do presidente na biografia escrita por Fernando Morais. Desde a posse presidencial deste ano, ele ocupa o cargo de chefe de gabinete na Presidência da República.

Lula já mencionou o nome do assessor em outros discursos - que também foram distorcidos por peças de desinformação desmentidas por Aos Fatos. As publicações enganosas fazem parte de uma estratégia de associar falsamente o PT ao crime organizado.

Referências:

1. Governo Federal (1, 2, 3)

2. Youtube (Lula)

3. Estadão

4. Piauí

5. Cia das Letras

6. Aos Fatos (1, 2)

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade