É falso que o governo brasileiro tenha enviado 30 mil cabeças de gado para Cuba
VÍDEO FEITO COM FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SIMULA APRESENTAÇÃO DE REPORTAGEM DE TELEJORNAL
O que estão compartilhando: vídeo de um telejornal fictício dando a notícia que o governo "aprendeu 30 mil cabeças de gado de forma ilegal". Os animais estariam "seguindo de navio para Cuba", num "acordo mantido em sigilo".
O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso. O vídeo foi gerado com ferramentas de inteligência artificial (IA). A partir de uma avaliação no áudio e no vídeo, ferramentas de detecção identificaram 99% de probabilidade do conteúdo ter sido criado digitalmente. Não há registros em veículos de imprensa, portais oficiais do governo brasileiro e órgãos internacionais sobre assunto.
Saiba mais: o vídeo viral acumulou mais de 592 mil de visualizações no TikTok e também foi compartilhado por contas no Instagram. Apesar do nome de usuário fazer menção à IA, grande parte dos comentários atacam o governo petista. "Vamos trabalhar para dar comida para países como Cuba e Venezuela", cita um usuário. Outro criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamando-o de "comunista amigo de comunista". Um terceiro comentário disse: "misericórdia, tem gente aqui que não tem nada para comer".
O Verifica submeteu o conteúdo na ferramenta Hive Moderation, que analisa imagem e áudio de vídeos para detectar geração digital. A partir de uma estimativa agregada, o site apontou 99,9% de chance de ter sido criado com inteligência artificial.
Outro indício da utilização de inteligência artificial é a presença do logotipo 'Sora', localizado no canto da tela. A Sora é uma ferramenta de geração de vídeo desenvolvida pela OpenAI, que possibilita a criação de conteúdo a partir de textos.
É possível verificar as irregularidades nas imagens de fundo do vídeo. No primeiro corte, a palavra SVA aparece escrita ao lado do navio; no segundo, troca-se a identificação da embarcação.
O que podemos aprender com essa checagem: ferramentas de inteligência artificial estão cada vez mais acessíveis e mais verossímeis. O vídeo checado se utilizou do formato de um conteúdo jornalístico para passar credibilidade. Uma forma de confirmar a autenticidade de um conteúdo é procurar sua origem nas páginas e perfis oficiais dos meios de comunicação.