PUBLICIDADE

Trânsito

Adolescente de 14 anos morre depois de ser atropelado por ônibus no RJ

8 mai 2013 - 20h45
(atualizado às 20h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Um adolescente de 14 anos foi vítima de atropelamento na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira. O jovem, identificado como Jonhatan Lima, foi atingido por um ônibus da linha 853 (Vila Keneddy - Barra da Tijuca) na pista lateral da avenida das Américas, altura da avenida Salvador Allende, sentido Barra da Tijuca. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em nota enviada pela Secretaria Municipal de Transportes do Rio (SMTR), a prefeitura explica que "o coletivo estava em dia com as vistorias do ano passado do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da SMTR".

O ônibus, segundo o documento, era conduzido pelo motorista Luís Carlos da Silva, 41 anos. Luis tem 15 anos de profissão. O acidente ocorreu após a descida do viaduto Orlando Raso, na saída da agulha que leva da pista central à pista lateral da avenida das Américas. O motorista parou no local para prestar socorro à vitima e foi encaminhado à delegacia para prestar depoimento.

O coletivo dispunha de duas câmeras internas, uma direcionada para a frente, com a visão do motorista, e a outra voltada para a parte interna do ônibus. As imagens foram disponibilizadas para a Polícia Civil, que apontará as causas do acidente. 

Ainda de acordo com a nota, "A SMTR determinou ao Consórcio Santa Cruz que suspenda o motorista de suas funções até a conclusão do inquérito policial. Caso seja determinada sua culpa, o motorista será demitido".

Após uma série de acidentes com ônibus que fazem o transporte de linha na cidade, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), com representantes da Federação de Triathlon do Estado e estabeleceu faixas exclusivas para o treinamento de atletas nas orlas do Leblon e de Ipanema e no Aterro do Flamengo, na zona sul. 

Elas ficarão nas pistas junto ao canteiro central, das 4h às 5h30 dos dias úteis. As medidas foram tomadas depois de dois atropelamentos contra triatletas nos últimos dois dias. Em um deles, ocorrido no dia 30 de abril, Pedro Nikolay, 31 anos, morreu após ser atingido por um ônibus em Ipanema.

Paes e o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, divulgaram também detalhes de um decreto que aumenta o controle da prefeitura sobre motoristas e empresas de ônibus da cidade.

O decreto define um novo sistema de controle da pontuação dos motoristas infratores, com aplicação de punições que podem ir desde a obrigatoriedade de frequentar cursos extras de reciclagem até demissão. 

Além disso, todos os 18 mil motoristas que atuam no sistema de ônibus da cidade deverão passar por um programa de treinamento e reciclagem, em até um ano. Os consórcios têm até 30 dias para apresentar o planejamento, que será submetido à aprovação da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade