Tarso pode conceder asilo a outro ex-ativista italiano
Marina Mello
Direto de Brasília
Após conceder asilo político ao ex-ativista de extrema esquerda Cesare Battisti, o ministro da Justiça, Tarso Genro, informou nesta quinta-feira que pode conceder refúgio a um italiano que fez parte de um "esquadrão fascista". Sem citar nomes, o ministro disse apenas que se trata de um italiano que na época tinha 18 anos e cometeu "delito semelhante" ao de Battisti.
Em depoimento à Comissão de Relações Exteriores do Senado, Tarso explicou que sua decisão no caso Battisti - assim como a que será tomada neste novo caso - foi baseada no Estatuto dos Refugiados e na Convenção das Nações Unidas, normas pelas quais a legislação brasileira se baseia.
"Recebi a informação de que está tramitando um pedido de refúgio para um integrante de um esquadrão fascista e cometeu delito semelhante. Quero dizer que, se chegar a esse ministro o pedido de refúgio e as condições políticas que envolverem o caso foram as mesmas, esse ministro dará despacho concedendo a ele o refúgio", disse Tarso. "Essa é uma postura de neutralidade do Estado em relação à lei internacional."