Rio faz parceria com carabineiros da Itália para treinar policiais do estado
Objetivo é combater crime organizado e terrorismo
A Arma dos Carabineiros da Itália irá oferecer um treinamento especial para as forças de segurança do estado do Rio de Janeiro, anunciou o governador Cláudio Castro em um vídeo gravado na sede do Grupo de Operações Especiais (ROS) da polícia militar italiana em Roma, onde está em visita oficial.
Segundo Castro, a iniciativa de cooperação surgiu de contatos institucionais estabelecidos nos últimos meses.
"O chefe [do ROS] esteve no Rio há um tempo e iniciamos um diálogo. Eles nos orientaram a enviar um grupo para treinamento específico contra o narcotráfico, milícias, máfia e terrorismo", afirmou o governador no vídeo publicado no X.
Na publicação, Castro celebrou a parceria. "Em Roma, demos mais um passo concreto para fortalecer o combate ao crime organizado no Rio de Janeiro", escreveu o brasileiro na legenda que acompanha as imagens.
Segundo ele, seu governo e os carabineiros já começaram "a trocar experiências em investigações, inteligência e cooperação interinstitucional".
"O crime é transnacional e exige respostas adequadas", inclusive por meio da "cooperação internacional", enfatizou Castro, que disse trabalhar "dentro e fora do Brasil com um objetivo claro: proteger a população do estado do Rio de Janeiro".