RJ: mulher tem parada cardíaca e morre durante lipoaspiração
Uma mulher de 23 anos morreu na madrugada deste sábado após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante cirurgia plástica na Clínica Sant'Anna, em Laranjeiras, zona sul do Rio. Casada e mãe de um bebê de 10 meses, Laiz Corrêa Porto deu entrada para fazer uma lipoaspiração para retirada de gordura do abdome com enxerto na região glútea. Segundo a Polícia Civil, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médio Legal e só a necropsia poderá precisar a causa da morte. O laudo deve ficar pronto em 30 dias.
O caso foi registrado na 9ª DP, no Catete. Segundo policiais do distrito, o marido, Alan Carvalho de Lima, suspeita que houve erro durante o procedimento. Ele teria notado uma grande movimentação no centro cirúrgico e, ao abordar uma enfermeira, soube que sua mulher tinha sofrido uma parada cardíaca. Por falta de um centro de terapia intensiva (CTI), a paciente teve que ser transferida para a Clínica Ênio Serra, que fica ao lado da Sant'Anna, na rua Soares Cabral, onde morreu.
O delegado Pedro Paulo Pontes Pinho, titular da 9ª DP, informou que vai investigar se houve negligência ou imprudência dos médicos durante a cirurgia. Segundo ele, o cirurgião e o seu assistente já foram ouvidos. "Eles serão chamados novamente para depor e terão que comprovar se estavam habilitados a fazer esse tipo de operação", disse ele, que vai pedir o registro dos profissionais à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Estética.
Laiz será enterrada às 10h deste domingo, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, zona oeste da cidade.