RJ: morre a sexta vítima da chacina de São João de Meriti
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou, na tarde desta quinta-feira, que mais uma vítima da chacina de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, morreu esta madrugada. Com isso, o número de mortos do crime de domingo já subiu para seis. Segundo a Secretaria, o homem foi atingido por uma bala na cabeça e estava internado em estado grave no Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias.
Também nesta quinta-feira, um suspeito de ter participado da chacina, foi morto durante confronto com policiais militares, que faziam operações em sete favelas do município. O homem, que ainda não foi identificado, trocou tiros com PMs do 21º Batalhão (São João de Meriti), na favela Parque Analândia.
Ele morreu quando era socorrido para o Pronto-Atendimento de Eden. De acordo com os policiais, o suposto traficante foi alvo de uma denúncia no batalhão, de que estaria envolvido na chacina. Os outros traficantes que participaram do tiroteio fugiram.
Ações em vários pontos
Os policiais dos batalhões de Choque e de Operações Policiais Especiais (Bope) fizeram uma operação nesta quinta-feira para retirar barreiras colocadas por traficantes em sete favelas de São João de Meriti. Na comunidade do Guarani, os policiais retiraram galhos de árvores e pedras. As ações ainda aconteceram na Vila Rute, Andorinhas, Dique, Caixa d' Água, Cruzeiro e Amor.
O trabalho dos policiais teve início depois de uma série de casos violentos promovidos por traficantes no município. Na quarta-feira uma mulher, que teria ligações com o tráfico de drogas, foi morta com 15 tiros. Uma cabine da PM também foi atacada. Na chacina de domingo, os bandidos atiraram contra os convidados de uma festa de aniversário, fazendo seis vítimas fatais e deixando pelo menos nove feridos.
Após os crimes, moradores e comerciantes estão em pânico. Na quarta-feira, estabelecimentos comerciais foram fechados com antecedência, após um boato da morte do traficante Vinicius Anselmo da Luz, suspeito de participar da chacina. Existe a possibilidade de que bandidos das comunidades pacificadas estejam tentando se estabelecer no município.