Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

PF faz ação contra quadrilha de fraudadores do INSS no MA

23 set 2009 - 10h32
Compartilhar

A Força-Tarefa Previdenciária do Maranhão (FTP-MA), composta pela Polícia Federal, pelo Ministério da Previdência Social e pelo Ministério Público Federal, realiza nesta quarta-feira a Operação Erva Daninha, com o objetivo de prender uma quadrilha de fraudadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado.

Segundo a PF, a ação tem a finalidade de dar cumprimento a 28 mandados judiciais (14 de prisão temporária e 14 de busca e apreensão), executados na capital São Luís e nas cidades de Chapadinha e Brejo.

As investigações, iniciadas em 2008, levaram ao desbaratamento de uma quadrilha de fraudadores do INSS, atuante na região de Chapadinha (MA). De acordo com a PF, servidores do INSS tinham participação efetiva na operação criminosa, sendo responsáveis pela habilitação e concessão indevida de benefícios previdenciários, mediante retribuição financeira irregular. O esquema envolvia ainda despachantes de benefícios - a quem cabia a montagem dos processos de requerimento de benefício com documentação adulterada - e de terceiros colaboradores, que auxiliavam os despachantes no aliciamento de segurados e na falsificação documental.

A quadrilha é responsável por um prejuízo de pelo menos R$ 1.106.832,82 aos cofres da União, segundo apurado após análise de 379 benefícios previdenciários tomados apenas por amostragem.

A operação contou com 72 policiais federais e 11 técnicos deslocados pelo Ministério da Previdência Social, além de três servidores administrativos da PF.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra