Líder de facção criminosa do Rio é preso em São Paulo
A agentes do Setor de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária prenderam, nesta sexta-feira, o traficante Nei da Conceição Cruz, conhecido como Facão, no Guarujá, litoral de São Paulo. Ele estava foragido desde abril, depois de receber o benefício de trabalho extra-muros da Casa Cândido Mendes, no Centro do Rio de Janeiro. O traficante é um dos líderes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) e responsável pela guerra pelo controle dos pontos de vendas de drogas em favelas do Complexo da Maré.
A batalha já dura seis meses e já deixou mais de 20 mortos. O traficante era um dos bandidos mais procurados pela polícia atualmente.
Desde que saiu para trabalhar, Facão não retornou mais ao Instituto Penal Cândido Mendes, no Centro. O benefício, concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP), deu ao traficante o direito de deixar a prisão antes do tempo a que foi condenado.
Para deixar a cadeia, o bandido garantiu que trabalharia como auxiliar administrativo em uma empresa chamada ADG Comércio de Metais e Ferragens Ltda., que funciona dentro do Timbau.
Facão tem o controle das comunidades Morro do Timbau e Baixa do Sapateirosa, ambas no Complexo da Maré, e foi preso em dezembro de 2003. Ele possui 14 anotações em sua ficha criminal e suas quatro condenações somam 14 anos e oito meses de cadeia.