Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Governo federal divulga vídeo e critica chacina no RJ: 'Combate ao crime precisa de mais inteligência'

Após anunciar parceria com o governo do Rio, Planalto publica vídeo em que questiona a Operação Contenção e reforça apoio à PEC da Segurança

30 out 2025 - 23h05
(atualizado às 23h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Dezenas de corpos são trazidos por moradores para a Praça São Lucas, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro.
Dezenas de corpos são trazidos por moradores para a Praça São Lucas, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro.
Foto: Eusébio Gomes/TV Brasil

Após firmar uma parceria com o governo do Rio de Janeiro para instalar um escritório emergencial de enfrentamento ao crime organizado no estado, o governo federal divulgou, nesta quarta-feira, 29, um vídeo em que critica a recente Operação Contenção, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou mais de 100 pessoas mortas. A publicação, feita nas redes sociais, também defende a aprovação da PEC da Segurança, proposta pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Com o título "Explicando a operação policial no Rio de Janeiro com... inteligência", o vídeo afirma que o crime organizado é "um dos maiores problemas do Brasil" e que ele "destrói famílias, oprime moradores e espalha drogas e violências nas cidades". O governo reconhece o medo da população diante da criminalidade, mas argumenta que ações baseadas apenas em confronto não resolvem o problema.

"Matar 120 pessoas não adianta nada. Mesmo se forem todos bandidos, amanhã tem outros 120 fazendo o trabalho", diz o texto da divulgação.

O vídeo ressalta os riscos que operações desse tipo trazem para famílias, crianças e os próprios policiais, que acabam expostos ao fogo cruzado. O conteúdo ainda afirma com trocadilho que é preciso "mirar na cabeça, mas não de pessoas". Segundo o governo, o combate deve se concentrar no "cérebro e no coração" das organizações criminosas -- ou seja, na estrutura financeira e logística que sustenta esses grupos.

Familiares de mortos em operação se ajoelham em avenida para pedir liberação de corpos no Rio:

Como exemplo, a publicação cita uma operação realizada em agosto pelo Ministério Público, com apoio da Receita Federal, que mirou o Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis e no mercado financeiro em São Paulo.

"Combate ao crime, para funcionar, precisa de mais inteligência e menos sangue", conclui o vídeo. Nos comentários, internautas concordaram com o conteúdo.

A PEC da Segurança propõe estabelecer diretrizes nacionais para a atuação dos órgãos de segurança pública. Segundo o governo, o objetivo é fortalecer a coordenação entre União, estados e municípios no enfrentamento ao crime organizado, ampliando o papel do governo federal nas ações de segurança em todo o país. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade