Moraes determina prisão preventiva de ex-chefe da PRF Silvinei Vasques
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira a prisão preventiva do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, após ele violar medidas cautelares e fugir.
Notícias da mídia apontam que o ex-chefe da PRF foi preso no Paraguai, com um passaporte falso, tentando embarcar para El Salvador.
De acordo com decisão do ministro, a Polícia Federal informou que, por volta das 3h do dia 25, a tornozeleira eletrônica de Silvinei ficou sem sinal de GPS e sem sinal de GPRS às 13h, provavelmente por falta de bateria. Equipes policiais se dirigiram à casa do ex-PRF e constataram que ele não estava mais lá.
"Diligências in loco realizadas pela Polícia Federal no endereço residencial do réu Silvinei Vasques indicam a efetivação de sua fuga", diz Moraes na decisão.
A PF aponta que imagens do circuito fechado de TV mostraram Silvinei colocando bolsas no porta-malas de um veículo possivelmente alugado na noite do dia 24. O ex-PRF também abasteceu o carro com ração e muitos sacos de tapete higiênico para cães, além de comedouros para pets. Depois, as imagens o registram conduzindo um cachorro para o automóvel e saindo em seguida.
Silvinei foi condenado a 24 anos e seis meses por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado que culminou com os atos de 8 de janeiro de 2023.