Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou nesta quinta-feira sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo documento divulgado pela pasta.
"Sirvo-me do presente para, respeitosamente, apresentar o meu pedido de exoneração do cargo de Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, por razões de caráter pessoal e familiar, a partir de 9 de janeiro de 2026", disse o jurista na carta.
No documento, Lewandowski afirmou ter a convicção de que exerceu "as atribuições do cargo com zelo e dignidade", mas apontou as "limitações políticas, conjunturais e orçamentárias das circunstâncias pelas quais passamos".
Lewandowski já havia avisado auxiliares e o Palácio do Planalto que deixaria o comando da pasta, disseram duas fontes com conhecimento direto das tratativas.
A correspondência de entrega do cargo foi protocolada logo após solenidade promovida pelo governo para rememorar os três anos dos ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes. Na ocasião, ele fez seu último discurso como ministro e defendeu que os crimes praticados três anos atrás não são passíveis de anistia.