Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

RJ: vistoria encontra 9 bueiros com 100% de risco de explosão

30 ago 2011 - 15h56
(atualizado às 15h59)
Compartilhar

As vistorias feitas pela prefeitura do Rio de Janeiro encontraram, até esta terça-feira, nove bueiros com 100% de risco de explosão na cidade. A Secretaria Municipal de Conservação informou que, dos 1.422 bueiros vistoriados entre 12 e 26 de agosto, nove apresentaram perigo iminente. A operação foi realizada nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e no centro.

Bueiro pegou fogo na avenida Rio Branco na madrugada de quarta-feira, 20 de julho
Bueiro pegou fogo na avenida Rio Branco na madrugada de quarta-feira, 20 de julho
Foto: Osvaldo Praddo / O Dia

Veja os mais de 30 bueiros que explodiram no Rio desde 2010

Nos nove casos com alto risco de explosão, segundo a secretaria, o protocolo de emergência foi acionado e as áreas foram isoladas para evitar acidentes.

Explosão no Centro

Mais um bueiro apresentou problemas no Rio, na tarde de segunda-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, a tampa de uma caixa subterrânea da CET-Rio voou em uma calçada na esquina da avenida Almirante Barroso com a avenida Treze de Maio, no centro. Por volta das 18h, um grande estrondo foi ouvido por quem estava nos arredores.

A funcionária de uma empresa que funciona no 15º andar de um prédio localizado naquela esquina foi uma das que ouviu o barulho. "Foi muito forte, assustador. E os bombeiros chegaram muito rápido, acho que em uns cinco minutos", disse. Após a tampa ter sido lançada, testemunhas relataram aos bombeiros que viram fumaça saindo do local. Ninguém ficou ferido.

O dono de uma banca de jornal, localizada ao lado do bueiro, relatou que a tampa voou cerca de 1 m e ele viu chamas saírem do bueiro. "Foi um susto muito grande. Ainda bem que não estava passando ninguém na hora", afirmou Ivanildo Gervásio. Ele ainda brincou, comentando que se espanta com o fato de que os bueiros sempre explodem perto de bancas de jornais. Pouco antes das 19h, técnicos da Light chegaram ao local para fazer uma vistoria no bueiro.

Um técnico de eletrônica da CET-Rio esteve no local e afirmou que o bueiro tem equipamentos de baixa voltagem que fornece energia para o sinal de trânsito localizado próximo a esquina. "Não sei o que pode ter sido, a não ser a existência de gás", disse. Entretanto, técnicos da CEG mediram a concentração de gás no bueiro e o resultado foi zero. A menos de 10 m do local da explosão existe um bueiro da CEG, mas os técnicos da empresa afirmaram que ele não vai ser medido.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra