Você conhece o Renault cuja trajetória começou ao fim de 1969 e terminou em 2006?
Modelo teve trajetória mundial, sendo montado em 10 fábricas, com mais de 4 milhões de unidades
Em meados da década de 1960, a Renault pensava em substituir sua principal linha de modelos, o sedã familiar R10, lançado em 1965 para complementar a gama R8. Desta vez, não se tratava mais de alongar os balanços dianteiro e traseiro, uma fórmula de sucesso na época, como o Peugeot 304 poderia comprovar, mas sim de mudar tudo.
O Renault 12 optou pelo motor dianteiro e por uma arquitetura de tração dianteira, enquanto seu antecessor tinha o motor na traseira. O R12 chegou ao mercado em setembro de 1969 e ascendeu ao primeiro lugar na França, à frente dos rivais Citroën GS, Peugeot 304 e Simca 1301, em 1973. Vale ressaltar que o "12", que substituiu o Renault 10, recebeu esse nome devido à cilindrada do seu motor Cléon Fonte, de 1.289 cm³. Por outro lado, o "esportivo" R12 Gordini contava com um motor Cléon Alu de 1.565 cm³, o mesmo utilizado em seu irmão maior, o R16 TS.
Grande carreira internacional para o Renault 12
Na década de 1970, o Renault 12 foi o carro francês mais fabricado no exterior, principalmente na Austrália (sob o nome Renault Virage), África do Sul, Argentina, Canadá, Colômbia, Costa do Marfim, Espanha, Portugal, Irlanda, Madagascar e Marrocos. No total, quase 4,1 milhões de unidades - quase metade delas na Romênia (mais detalhes abaixo) - foram produzidas em 10 fábricas: Flins, na França; Valladolid, na Espanha; Santa Isabel, na Argentina; Envigado, na Colômbia; Bursa, na Turquia; Novo Mesto, que na época pertencia à Iugoslávia (atualmente na Eslovênia); Aïn ...
Matérias relacionadas
A China tem tantos carros elétricos nas ruas que os utilizará para gerar energia para as residências
Nem China, nem Japão: mais recente moto esportiva retrô dos anos 80 vem do país menos esperado