Conectar um carro elétrico é coisa do passado na China: agora eles têm carros com baterias substituíveis nos postos de gasolina
Embora os veículos elétricos estejam se tornando cada vez mais populares, ainda existem dois fatores que preocupam os consumidores: a autonomia por carga e o receio de ficar sem energia, além do tempo de recarga.
No entanto, com a evolução da tecnologia, as baterias para esses veículos oferecem, hoje, maior densidade de energia em um volume menor, o que se traduz em maior autonomia, podendo facilmente ultrapassar os 600 km, embora esses modelos ainda sejam encontrados em carros mais caros.
Por outro lado, embora existam carregadores rápidos que podem carregar a bateria de um carro de 20% a 80% em cerca de 10 minutos, a verdade é que esses carregadores não estão disponíveis em todos os lugares, nem todos os carros toleram essas velocidades de carregamento devido às suas arquiteturas de menor alcance. Mas a China encontrou uma solução.
É a troca de baterias, um serviço que permite aos motoristas de carros elétricos trocar baterias descarregadas por baterias totalmente carregadas em minutos, uma solução eficaz para o tempo de espera para recarga.
A China, o maior mercado de veículos elétricos do mundo, se posicionou como líder no desenvolvimento e implementação da tecnologia de troca de baterias. O objetivo do país é ultrapassar 16 mil estações de troca de baterias até 2025 e continuar seu rápido crescimento.
Embora a troca de baterias seja um conceito explorado há anos, agora está ganhando impulso, principalmente em mercados-chave como a China, onde políticas governamentais e ...
Matérias relacionadas
Para salvar os híbridos plug-in, os alemães querem obrigar os motoristas a usá-los corretamente