China dominou o jogo com carro elétrico: suas estações de carregamento são tão rápidas que autonomia dos carros não importa mais
Na China, eles já estão em outro patamar com o carro elétrico. Em meio a uma corrida para ver quem consegue fabricar mais por menos, com concessionárias lotadas de carros que ninguém compra e uma guerra de preços que ameaça sua própria existência, as marcas continuam desenvolvendo sua tecnologia.
Lá, a preocupação com autonomia é coisa do passado, pois já existem carros que conseguem carregar o suficiente para 400 km em cinco minutos. Para a BYD, que começou a vender carros que podem ser carregados a 1.000 kW, a longa autonomia já não é relevante — e a empresa levará sua infraestrutura para a Europa, começando pelo Reino Unido.
Estações de carregamento de 1 MW para dar adeus à espera
Em entrevista à Autocar, a vice-presidente da BYD, Stella Li, falou sobre seus planos de exportar sua rede de carregadores de 1.000 kW para a Europa. Eles estão em um ponto em que a introdução de uma tecnologia de carregamento tão rápida significa que os veículos elétricos não precisarão de tanta preocupação com autonomia e tempo de carregamento.
A BYD planeja instalar 15 mil carregadores de 1.000 kW (ou seja, 1 MW) na China com o lançamento do Denza Z9 GT, carro-chefe da marca na sua ofensiva europeia. O Reino Unido será um dos primeiros países a receber esses carregadores, assim que o Z9 GT for lançado por lá, em 2026.
Para suportar essa potência de carregamento, a tensão da bateria, chamada de Flash Charging Battery, é de 1 mil volts. Trata-se de uma bateria com multiplicador de carga ...
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