Um carro elétrico com ronco de motor V8: pode isso?
É o que a Dodge promete com o conceito Charger Daytona SRT, apresentado recentemente nos Estados Unidos
Ao apresentar o carro conceito Charger Daytona SRT, a Dodge afirmou que quer “deixar de lado o conceito chato dos elétricos, mostrando um veículo eletrificado diferente de qualquer outro existente hoje”. Para conseguir isso, a montadora aposta no barulho.
É isso mesmo, a Dodge apresentou o primeiro carro elétrico com um sistema de “escapamento” – o que não faz sentido, uma vez que não existem gases para serem eliminados.
Em vez disso, a empresa criou um equipamento que emula o ronco de um motor a combustão (o V8 Hellcat de 6.2 litros da própria marca, para ser mais preciso), e que pode alcançar até 126 decibéis, que é quase o mesmo que o ruído produzido pelo motor de um avião a jato (140 dB, de acordo com estudos).
Mas o Charger Daytona SRT Concept não se limita ao barulho, e tem outras atrações que merecem ser destacadas, como o belo design, que remete ao clássico Charger dos anos 1970 (que ficou famoso na série de TV "Os Gatões" - Dukes of Hazzard, no original em inglês).
Naquela época havia ainda o Charger Daytona, versão que contava com uma enorme asa traseira. No carro conceito atual, contudo, o apêndice aerodinâmico está embutido na parte dianteira do capô, para garantir maior downforce e estabilidade dinâmica.
Outra inovação é a chamada “transmissão eRupt” multivelocidade – item que, assim como o escapamento, parece não fazer sentido em um carro elétrico. A Dodge não forneceu informações detalhadas sobre nenhum dos sistemas.
De qualquer forma, não se pode esquecer que se trata de um carro conceito. Se esse Charger Daytona SRT vai realmente entrar em produção ou se algumas das inovações que ele apresenta serão incorporadas aos futuros carros da marca, são questões que ainda não temos as respostas.