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Fiat Toro 2027 será híbrida e pode ser até 15% mais econômica

A picape intermediária irá receber o sistema híbrido leve de 48 volts, que também irá equipar todos os SUVs da Jeep

17 dez 2025 - 19h02
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A Stellantis já revelou que avançará em seu processo de eletrificação em 2026 e Herlander Zola, presidente do conglomerado para a América Latina, deixou claro que o sistema híbrido Bio Hybrid MHEV de 48 volts terá um papel fundamental nessa modernização.

Podemos esperar já para 2026 que os três modelos da Jeep (Renegade, Compass e Commander) e também a Fiat Toro contem com essa tecnologia de 48 volts, que por ter um motor elétrico extra e uma bateria com maior capacidade, é um sistema mais robusto que o MHEV 12 Volts e que irá contribuir mais na redução de consumo. A previsão é de uma melhora no consumo de combustível na casa dos 15%, um número significativo.

São dois motores elétricos, um basicamente substitui de uma vez só o alternador e o motor de partida (assim como o Bio-hybrid 12 volts) e o segundo, acoplado a transmissão automática, rende 28 cv e 5,6 kgfm. Ele trabalhará combinado com o já conhecido 1.3 Turbo que atualmente entrega 176 cv e 27,5 kgfm.

O site Autos Segredos adiantou que no caso da Fiat Toro, três versões contarão com sistema híbrido leve de 48 volts. São elas: Freedom, Volcano e Ultra. Apenas a mais barata, Endurance, seguirá apenas com o motor a combustão 1.3 Turbo. As três topos de linha deverão receber a denominação T270 Hybrid, assim como já ocorre com Pulse e Fastback equipados com o MHEV 12V.

Fiat Toro Ultra 2026
Fiat Toro Ultra 2026
Foto: Fiat/Divulgação / Estadão

Outra informação do Portal especializado em segredos industriais é que existia uma pré-disposição de combinar o MHEV 48 Volts com a transmissão e-DCT de sete marchas e dupla embreagem, mas por uma questão de custo o casamento será com o já tradicional câmbio automático de seis marchas.

Fiat Toro Ultra 2026
Fiat Toro Ultra 2026
Foto: Fiat/Divulgação / Estadão

Por mais que seja uma transmissão eficiente e já consolidada no mercado é de conhecimento que o e-DCT seria a escolha que privilegiaria a entrega extra de potência e torque do motor elétrico de forma mais imediata, além disso transmissões de dupla embreagem costumam ser mais leves que os convencionais com conversor de torque.

Estadão
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