Toyota vai construir nova fábrica para carros eletrificados
Investimento concentrará na fabricação de elétricos e híbridos, bem como em baterias; local será construído em Xangai, na China
A Toyota assinou na última terça-feira (22) um acordo de cooperação com o governo de Xangai, na China, para a construção de uma nova fábrica de veículos elétricos, a ser operada com capital estrangeiro. O investimento será de 14,2 bilhões de yuans (cerca de R$ 10,1 bilhões) e incluirá atividades de pesquisa e desenvolvimento, fabricação e vendas de veículos elétricos e híbridos da Lexus, segundo o jornal Yicai.
Este será apenas o segundo projeto automotivo totalmente estrangeiro no país, seguindo a abertura da gigafábrica da Tesla, também em Xangai. Até agora, a Toyota operava na China em parceria com empresas locais como China FAW Group e Guangzhou Automobile Group.
Planta chinesa também fabricará baterias
Além dos veículos, a nova fábrica produzirá baterias de nova geração desenvolvidas pela própria Toyota, visando reduzir custos de produção e reforçar a competitividade da marca no mercado chinês - hoje dominado por fabricantes locais que oferecem modelos elétricos mais acessíveis.
A unidade será instalada na região de Jinshan, no sul de Xangai, onde os trabalhos preparatórios já começaram. A previsão é que a construção tenha início em junho e que os primeiros veículos saiam da linha de montagem em 2027.
Esforço visa conter baixa de empresas estrangeiras
Nos últimos anos, marcas japonesas e outras estrangeiras vêm perdendo participação no mercado chinês, enquanto montadoras locais, como a BYD, ampliam suas vendas tanto no país quanto no exterior.
Em 2024, a China registrou a venda de quase 11 milhões de veículos híbridos e elétricos, consolidando sua posição como o maior mercado mundial de veículos de novas energias, segundo a Federação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.