Toyota lançará versão aventureira do Etios
Carro vai disputar mercado com o HB20X, da rival Hyundai
A Toyota apresenta nessa semana no Brasil a versão "aventureira" do Etios. O carro vai disputar mercado com outra versão cross de um modelo lançado à mesma época do veículo de entrada da marca japonesa no País: o Hyundai HB20X.
Ambos foram apresentados no final do ano passado no Brasil com propostas similares: concorrer no mercado de carros "populares". Embora com motor mais potente (1.3 l de 90 cavalos) do que o HB20 (1.0 l de 80 cavalos), o Etios chegou custando cerca de R$ 2 mil mais barato que o rival coreano. Ainda assim, a diferença entre as vendas de ambos foi favorável ao HB20 desde que estrearam.
Só em 2013, até o final de outubro, a Hyundai havia vendido 100 mil unidades do HB20, de acordo com dados da Fenabrave. Já o Etios teve menos de um terço de unidades comercializadas no mesmo período: 29,3 mil.
Na briga das versões sedã, a Hyundai também leva vantagem. O HB20S só estreou no Brasil esse ano, enquanto o Etios sedã foi lançado ao mesmo tempo que a versão hatch (no final de 2012). O carro da marca coreana tem média de 4 mil unidades vendidas por mês nos últimos 4 meses, enquanto o Etios sedã vendeu, em média, 2 mil unidades no mesmo período.
Com o lançamento da versão cross do Etios, a Toyota deve melhorar seus números na briga do maior segmento de vendas do mercado brasileiro de carros.