PUBLICIDADE

SUVs: T-Cross e Creta disputam domínio no Eldorado dos carros

Como está o mercado de SUVs, que cresceu 60 mil unidades e já passou de 400 mil; SUVs podem determinar a glória ou a ruína de uma montadora

9 jul 2024 - 11h41
Compartilhar
Exibir comentários
Quatro tesouros do Eldorado dos caros: Creta, T-Cross, Kicks e Tracker
Quatro tesouros do Eldorado dos caros: Creta, T-Cross, Kicks e Tracker
Foto: Divulgação / Guia do Carro

As montadoras disputam o segmento SUV com máxima atenção e dedicação. A razão é muito simples: trata-se do Eldorado dos carros. Os SUVs podem determinar a glória ou a ruína de uma montadora atualmente. No primeiro semestre, o Volkswagen T-Cross e o Hyundai Creta disputaram o mercado carro a carro.

Segundo a Fenabrave, a soma dos 40 SUVs mais vendidos cresceu 60 mil unidades em apenas um ano. Saiu de 343.620 carros no primeiro semestre de 2023 para 403.108 carros no primeiro semestre de 2024. 

A surpresa deste ano é o fôlego continuado do T-Cross, que não perdeu ritmo de vendas nem mesmo quando teve uma troca na linha de produção, saindo o modelo 2024 para a entrada do modelo 2025, com um facelift que trouxe mudanças visuais e de conteúdo.

Por isso, o T-Cross terminou o semestre com 31,5 mil vendas, mas seguido de perto pelo Creta, que somou 30,5 mil (veja na tabela da Fenabrave, abaixo, os 20 SUVs mais vendidos). Sobre o Hyundai Creta vale dizer também que foi o carro mais vendido no varejo.

O Chevrolet Tracker, da GM, ficou bem posicionado em terceiro lugar com 28,9 mil vendas. O Tracker foi prejudicado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que afetaram a produção na fábrica de Gravataí. Está próximo dos líderes, mas precisará de um esforço extra da GM para repetir 2022, quando foi o mais vendido com mais de 70 mil unidades.

O Nissan Kicks, quarto colocado e muito próximo do Chevrolet Tracker, com 28,2 mil vendas, firma-se cada vez mais como um dos SUVs preferidos do público brasileiro. Em seguida, na casa de 25 mil registros, vêm o Volkswagen Nivus e o Jeep Renegade.

É interessante notar que o Renegade (que foi “descontinuado” por muitos especialistas) ainda é o SUV mais vendido da Stellantis. Por isso, ganhará uma nova geração. Já o Compass, também da Jeep, vive um momento mais difícil.

Outrora imbatível em sua categoria no Eldorado dos carros, o Jeep Compass tem experimentado algumas derrotas mensais para o Toyota Corolla Cross. O Compass está em oitavo com 22,8 mil e o Corolla Cross aparece em nono com 21,8 mil. A tendência é que o Toyota supere o Jeep no segundo semestre.

Entre os dois SUVs médios está o Honda HR-V, oitavo colocado com 21,9 mil vendas. Curiosamente, a Honda gostaria que o HR-V fosse visto como concorrente das versões de entrada do Compass e do Corolla Cross. Parece que, de alguma forma, conseguiu.

O ranking top 10 fecha com o Fiat Fastback. Veja abaixo os 20 carros mais vendidos na tabela da Fenabrave.

20 SUVs mais vendidos do primeiro semestre e seu desempenho em maio e junho
20 SUVs mais vendidos do primeiro semestre e seu desempenho em maio e junho
Foto: Fenabrave / Guia do Carro

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade