SUVs mais vendidos: Corolla Cross supera T-Cross, Creta vai bem e Fastback sobe
SUV da Toyota surpreende em agosto e vende mais que o líder T-Cross; Creta fica na terceira colocação, Tera aparece e HR-V despenca
Encostou e ultrapassou. Agora, o Toyota Corolla Cross vê o Volkswagen T-Cross pelo retrovisor. Conforme você acompanhou há pouco mais de uma semana no Jornal do Carro, o SUV da marca japonesa estava pertíssimo de liderar a disputa no segmento de utilitários esportivos. E esse dia chegou. Embora os dados da Fenabrave ainda não estejam consolidados, números apurados pela K.Lume Consultoria apontam que o modelo feito em Sorocaba (SP) fechou agosto no primeiro lugar da categoria, com 35 unidades a mais que o VW.
Na reta final de agosto, o SUV da Toyota chegou a ultrapassar o adversário compacto em mais de 350 unidades, mas havia perdido a posição. Contudo, no fechamento do mês passado, deu a volta por cima e emplacou 7.737 unidades, enquanto isso, o T-Cross estacionou nos 7.702 emplacamentos. A terceira posição, contudo, ficou com o Hyundai Creta e seus 6.649 registros de vendas.
Confira o 'top ten' do segmento em agosto de 2025:
- Toyota Corolla Cross - 7.737 unidades
- Volkswagen T-Cross - 7.702
- Hyundai Creta - 6.649
- Fiat Fastback - 5.040
- Chevrolet Tracker - 4.942
- Nissan Kicks - 4.740
- Jeep Compass - 4.717
- Volkswagen Nivus - 4.557
- Fiat Pulse - 4.282
- Volkswagen Tera - 4.157
De acordo com os números acima, o duelo da categoria de SUVs foi além de Corolla Cross e T-Cross. Afinal, outros modelos também se destacaram no ranking, como Fiat Fastback e Jeep Compass, por exemplo, que subiram de posição na comparação com o fechamento de julho. Por outro lado o Honda HR-V, que vinha se dando bem nos últimos tempos, despencou e saiu do top ten.
Sorte do VW Tera, que ainda longe do topo do ranking - como imaginava a VW a princípio - se consolidou entre os dez mais. Apesar das apostas e do bom posicionamento de preços, o SUV que custa entre R$ 105.890 e R$ 141.890 (em quatro diferentes configurações de acabamento), ainda registra vendas tímidas. Vende mais que o Renault Kardian (com 1.929 emplacamentos em agosto), mas segue atrás do principal rival, o Fiat Pulse.
*Fonte: K.Lume Consultoria
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!